Ele teve divulgado um áudio onde afirma que as mulheres ucranianas são ‘mais fáceis’ por serem mais pobres.
Um grupo de 15 deputados de cinco partidos diferentes protocolou neste domingo, 6, no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um pedido de cassação do deputado estadual Arthur do Val (Podemos). Conhecido também como ‘Mamãe Falei’, o parlamentar teve divulgado um áudio onde afirma que as mulheres ucranianas são ‘mais fáceis’ por serem mais pobres.
Entre os autores do pedido estão nove deputados do PT, dois do PSOL, dois do PL, um do PC do B e um do PSDB. Ao todo, cinco mulheres participam do pedido. Endereçado à presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, o documento pede urgência e afirma que as declarações foram graves em qualquer país, mas se fosse no Brasil poderia ser enquadrado como crime de assédio.
“A sordidez dos áudios é ainda mais revoltante quando contextualizada no momento vivido pela Ucrânia e seu povo, em meio a um conflito armado, que fragiliza e vulnerabiliza suas mulheres, suas famílias e todo o seu povo”, diz trecho do documento. O grupo pede a instauração de processo disciplinar para imediata averiguação da quebra de decoro parlamentar e a perda do mandato do deputado. Confira a lista dos deputados que assinam o documento.
1- Carlos Gianazzi (PSOL);
2- Dr. Jorge Do Carmo (PT);
3- Emídio De Souza (PT);
4- Gil Diniz (PL);
5- José Américo (PT);
6- Leci Brandão (PCdoB);
7- Luiz Fernando T. Ferreira (PT);
8- Márcia Lia (PT);
9- Maurici (PT);
10- Mônica Da Mandata Ativista (PSOL);
11- Patrícia Bezerra (PSDB);
12- Paulo Fiorilo (PT);
13- Professora Bebel (PT);
14- Ricardo Madalena (PL)
15- Teonílio Barba (PT)