Reivindicações levantadas pelo jovem advogado Dr. Lucas do jornal O Eco, logo após as eleições de Jerônimo e Lula, hoje ganham reforços de peso e são defendidas pela maioria das lideranças regionais.
Na verdade, muito antes das eleições gerais do ano passado, desde 2016, que o jornal O Eco, na pessoa do jovem advogado Dr. Lucas Iago, já trabalhava no intuito de contemplar todo o Vale do Paramirim e região com um Campus Universitário, por entender que, dentre todos os territórios do estado, a Bacia do Paramirim restou prejudicada com a ausência de um estabelecimento de ensino superior. Também a explícita necessidade, cada dia mais urgente de um hospital regional de grande porte, é uma reivindicação justa, bandeira empunhada pelo Eco e que atualmente tem recebido reforços importantes para que esse seja concretizado.
Nesta quarta-feira (19), por ocasião da eleição do Consórcio Público de Saúde, Dr. Lucas Iago, que hoje também administra o conglomerado de empresas do Grupo O Eco de Comunicação, esteve discutindo as estratégias e caminhos a serem traçados por prefeitos, deputados e lideranças regionais, no sentido de viabilizar a instalação do Hospital Regional e a Universidade pública, para atender a uma população estimada em mais de 500 mil habitantes do Sertão Produtivo, parte da Chapada e todo o Vale do Paramirim. O jovem advogado e militante político, disse ter retornado do encontro muito mais animado. “Quando ouvi de prefeitos que gozam de extremo prestígio junto ao governo do estado, as declarações de apoio ao pleito e inclusive já percebi as disputas internas sobre qual município sediar cada investimento, me alegrei por demais, pois a coisa já está andando a passos largos”. Comemorou Dr. Lucas.
O clima entre os gestores presentes no encontro, era de muito otimismo, especialmente no que diz respeito às demandas que hoje são prioridade e unanimidade em todas as cidades da região. “Era esse entendimento que necessitávamos para marcharmos juntos , em bloco, para cobrar do governo do estado e até junto ao governo federal, a realização dessas obras que promoverão não somente um grande salto no atendimento de saúde, garantindo dignidade e eficiência, como também impulsionarão nossa região no que diz respeito à educação superior, formação de mão de obra qualificada e além disso, irão promover o aquecimento da economia com mais qualidade de vida para nossa gente”. Festejou o jovem visionário, que se colocou à disposição dos gestores nessa luta.
Vale ressaltar que todos os prefeitos da região de Livramento do Brumado até Boquira, incluindo os presidentes dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito) e de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim (Prefeito de Rio do Pires, Gilvânio Santos), o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, de Livramento, Ricardinho Ribeiro, de Jussiape Dr. Éder, de Paramirim Gilberto Brito (Representado pelo atuante vice-prefeito Dr. João Ricardo), de Caturama Dr. Paulo Mendonça, de Botuporã Edimilson Saraiva, de Érico Cardoso Eraldo Félix, de Ibipitanga Humberto Rodrigues, de Boquira, Luciano, de Oliveira dos Brejinhos Silvinho e ainda prefeitos de municípios adjacentes, como Ibitiara, Novo Horizonte, Tanque Novo, estão unidos em prol desses projetos para que se tornem realidade na região.
A coisa está animada entre os líderes e já existem, inclusive, disputas internas. O primeiro a se manifestar publicamente sobre a candidatura do seu município para sediar o Hospital Regional, foi o prefeito Ricardinho Ribeiro, que irá defender a instalação do equipamento de saúde em Livramento. Já Dr. João Ricardo, Vânio e outros defendem que a sede seja Paramirim. Uma disputa saudável, que demonstra, acima de tudo, que todos estão unidos na luta pela vinda dessas duas importantes obras que nossa gente merece. A Universidade também é disputada por Macaúbas e Paramirim. Nessa briga, acreditamos tanto pela localização privilegiada, quanto pelo histórico de lutas, o governador e até o presidente Lula, hão de reconhecer os esforços de Dr. Lucas e autoridades de Paramirim há anos, e nos conceder a graça de sediar um estabelecimento de ensino superior.