Na primeira pesquisa Ibope do segundo turno, divulgada nesta segunda-feira, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro , tem 59% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), 41%. A conta exclui os votos brancos e nulos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Levando em conta os votos totais, o placar é 52% a 37%. Votos brancos e nulos são 9%, e 2% não souberam responder.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. Foram ouvidas 2.506 pessoas neste sábado e neste domingo.

Bolsonaro é o que tem o voto mais consolidado: 41% dizem que votariam nele com certeza. No caso de Haddad, esse percentual é de 28%. Já quanto à rejeição, o petista lidera com 47%, enquanto 35% dizem que não votariam no candidato do PSL de jeito nenhum.

No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro visitou a sede do Batalhão de Operações Especiais ( Bope ) da Polícia Militar, na Zona Sul do Rio. Em discurso para policiais, o candidato agradeceu o apoio, ressaltou o feito do PSL na eleição legislativa e afirmou que a classe militar “terá um dos nossos” em Brasília, caso seja eleito.

Em entrevista coletiva, Haddad disse que tem encontrado dificuldade para obter adesão para ampliar o seu arco de apoio no segundo turno porque as pessoas têm “medo da violência” política.