Já não é novidade nesse período de campanha eleitoral, a visitação de candidatos aos espaços da feira-livre. O que chamou a atenção foi o inusitado fato do candidato abrir o microfone para que o público formulasse perguntas, críticas e apresentasse demandas.


Para nós que vivemos no sertão, a feira-livre sempre foi e ainda é um local de encontro da população urbana e rural que, pelo menos uma vez por semana, se reúne para comprar, vender, atualizar as conversas, rever amigos que vivem em povoados ou bairros, enfim, o dia de feira-livre nas pequenas e médias cidades nordestinas continua sendo especial para grande parte da população. Como não poderiam ser diferente, em tempos de campanha política, especialmente a municipal, assim que liberados pela justiça eleitoral, candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores, marcam presença na feira, local de aglomeração natural, para difundirem suas ideais, distribuírem materiais de campanha e apresentarem seus projetos.

Com o candidato a prefeito Fabrício Abrantes, que disputa a prefeitura de Brumado pela segunda vez, não foi diferente, o que chamou a atenção foi a criatividade e coragem, ao abrir o microfone em um espaço previamente organizado, para dar voz a todos que transitavam pelo Mercado Municipal e adjacências. Acompanhado de seu candidato a vice-prefeito, Dr. Marlúcio Abreu, Fabrício esteve no inaugurou seu novo programa de campanha “Debate com o Povo”. Além de ser um projeto, inédito na cidade, marcou um momento histórico, pois nunca antes um político local havia realizado um debate cara a cara com a população, abrindo de público a fala para que todos perguntassem, criticassem e dessem sugestões sobre qualquer tema.

A população participou de forma incisiva, aproveitando a oportunidade para questionar Fabrício Abrantes sobre temas fundamentais que impactam tanto a cidade quanto a zona rural. Durante o evento, diversos problemas foram levantados pela comunidade. Mototaxistas presentes apontaram dificuldades com os buracos nas vias e as complicações para transitar em áreas de pedras, dificultando o trabalho diário. A população também trouxe à tona a questão da Zona Azul, e alguns brincaram, chamando Brumado de “cidade azul” devido à quantidade de cobranças por estacionamento.

Esse deveria ser o comportamento de muitos políticos, dar voz a população nesse momento de escolha. Um outro ponto importante que já deveria estar acontecendo em nossa região, seriam os debates entre os candidatos, para que a população possa analisar ideias, participar com perguntas e assim formar opinião sobre os futuros administradores.