Amigo pessoal de Lula, Ex-governador da Bahia e atual Senador Líder do governo, Wagner disputa a vaga com Simone Tebet, além de outros nomes como Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Carvalho, Jorge Messias e Ricardo Capelli.
A provável indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), abre a disputa pela sucessão para o Ministério da Justiça. Um dos nomes que emerge entre integrantes do governo é o da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet. Advogada, ela se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O senador Jaques Wagner seria outro nome. Ele é amigo pessoal de Lula. Homem de extrema confiança há longas datas e possui respaldo suficiente, expertise e diálogo, além de competência em gestão de crises, para ofertar tranquilidade em uma área tão delicada.
Já Simone, é especialista em ciência do direito pela Escola Superior da Magistratura e mestre em direito do Estado pela PUC de São Paulo. A nomeação de Tebet para o cargo ajudaria Lula (PT) a aplacar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF. Lula tem ainda na mesa, uma lista com nomes do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Carvalho, Jorge Messias e Ricardo Capelli.