Conforme Cravou o Instituto AtlasIntel nas pesquisas divulgadas pelo Jornal O Eco, Jerônimo parte com ampla vantagem para o segundo turno.
Como foi amplamente divulgado pelo jornal A Tarde e na nossa região pelo Jornal O Eco, o Instituto AtlasIntel, cravou o resultado do primeiro turno na Bahia, com pesquisas de fato coerentes com a realidade, identificando a exata intenção de voto do eleitorado. Os Institutos tidos como grandes, como o DataFolha e IPEC, que davam ampla vantagem ao candidato ACM Neto, assim como outros institutos “duvidosos”, erraram feio ao declararem vitória do candidato carlista já no primeiro turno.
Para o segundo, o que se desenha é uma vitória folgada do candidato do governo, que necessita apenas de 0,5% a mais. Tendo a seu favor, o apoio dos três candidatos tidos como nanicos, Kleber Rosa (PSOL), Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO), que juntos somaram 0,67% ou cerca de 55 mil votos, o que será mais do que suficiente para uma vitória de Jerônimo, sem depender dos chamados arrependidos e do apoio de bolsonaristas ligados a João Roma. Especialistas afirmam que houve apenas uma postergação da vitória de Jerônimo, o que deverá ocorrer no dia 30. Há ainda diálogos com prefeitos que no primeiro turno apoiaram Neto e que poderão mudar de ideia depois do resultado das urnas neste domingo.
GRÁFICO DA PESQUISA ATLASINTEL DIVULGADO DURANTE A CAMPANHA
Apesar de algumas críticas quanto às divulgações de pesquisas, o Jornal O Eco, que possui larga experiencia no ramo, procurou levar ao público leitor, levantamentos que condiziam com a realidade, números que enxergamos estar mais próximos dos que apuramos na nossa região em pesquisas internas que não foram divulgadas. Temos o compromisso de levar a informação correta, de forma democrática mostrar a verdade dos fatos, sem alardes ou fantasias. Mais uma vez, saímos de um processo eleitoral com o sentimento do dever cumprido, a cabeça erguida e a certeza de que a população regional seguirá acreditando, tendo nosso veículo de comunicação como referência.