Com o Tema: “Metodologias ativas na perspectiva da inclusão, equidade e qualidade”, docentes receberam o prefeito e autoridades. Enaltecendo Augusto Cury, discorreram sobre ensinamentos de que “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.
Com as Presenças do Prefeito Municipal Silvando Brito, do vice-prefeito Osmar Mendonça, Maurício Ribeiro – Secretário Municipal de Educação, Andrea Taciana – Coordenadora Pedagógica, Amanda Pedroso – Supervisora Pedagógica e do palestrante Zalmir Marques, da cidade de Piatã, além de autoridades, Secretários Municipais, Vereadores e lideranças, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a prefeitura municipal, promoveu, nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2022. O evento contou com a presença em massa de gestores escolares, professores, orientadores e supervisores pedagógicos das escolas municipais.
Demonstrando muita satisfação e entusiasmo em poder retornar com as atividades escolares de forma regular após longo período de suspensão devido à pandemia, o gestor discorreu sobre muitos avanços já implantados, como recuperações de escolas, investimentos na qualificação dos professores, distribuição de equipamentos como tablets aos docentes, melhorias nas condições de ensino, informatização e o maior incentivo com aumento salarial. “com estas ações e tudo o que planejamos para executar, estamos melhorando o futuro das nossas crianças e jovens estudantes, o futuro do nosso município. Esses investimentos aliados a uma competente gestão da pasta, farão a diferença” disse o prefeito, que completou: “não são só melhorias em prédios, reformas, equipamentos, treinamentos, são condições melhores de trabalho para os profissionais da área. Temos adquirido equipamentos digitais, televisores para as salas de aula, carteiras novas, ar condicionado, dentre outras coisas. Tudo para melhorar na qualidade e no conforto da educação. Nosso objetivo é formar gerações para construir um futuro melhor”, finalizou o gestor.
VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:
O Secretário Municipal de Educação, Maurício Ribeiro, disse que as atividades da pasta, vão desde as mudanças curriculares e a formação de professores até as definições dos itinerários formativos, que serão ofertados pelas escolas. “É um ano de mudança, preparação, de muito estudo, conhecimento e abertura ao novo. Este é um recomeço desafiador que permitirá o crescimento dos nossos alunos e dos nossos professores. Eu conto com todos para esta construção coletiva de uma nova história na educação de Brejinhos”, destacou. Maurício enfocou ainda que o tema “metodologias ativas na perspectiva da inclusão, equidade e qualidade” é prioridade para 2022 e deverá ser trabalhado pelas escolas no decorrer do ano letivo. “Buscando potencializar a Educação das relações e promover um ensino amplo e irrestrito, a Secretaria realizará uma série de ações que tem o objetivo de valorizar a história, a cultura, bem como desenvolver, de forma efetiva, uma educação de qualidade, considerando aspectos pedagógicos, culturais e administrativos”, afirmou.
Com a brilhante intervenção do palestrante, mestre Zalmir Marques, foram tratados temas como, discriminação, evasão escolar, papel da equipe pedagógica para propor mudanças nas relações escolares, compreensão sobre como Incluir todos os estudantes e garantir que cada indivíduo tenha uma oportunidade igual e personalizada para o progresso da educação, expandir o acesso à educação básica, esforços adicionais serão empreendidos para minimizar barreiras à aprendizagem e garantir que todos os estudantes em escolas e outros setores da educação possam usufruir genuinamente de um ambiente inclusivo.
Conforme preconizou o prefeito, a agenda de 2022 para Oliveira dos Brejinhos, cujo objetivo é não deixar ninguém para trás, fornece a oportunidade de construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. “Isso já começou com os avanços propostos no sistema municipal de educação. Tomar medidas de acolhimento e lidar com todas as formas de exclusão e marginalização, zerando a desigualdade no acesso à educação, bem como nos processos de aprendizagem e resultados. Também requer a compreensão das diversidades dos estudantes como oportunidades para melhorar e democratizar a aprendizagem para todos eles. A prefeitura apoia os profissionais e as principais partes interessadas em seus esforços para desenvolver e implementar políticas, programas e práticas inclusivas que atendam às necessidades de todos os estudantes”. Concluiu.