Ministro se revolta com resultado do datafolha, lança enquete na internet questionando a pesquisa e 71% dos participantes dizem acreditar no Instituto.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 21 pontos porcentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno, aponta pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 26. De acordo com o levantamento, o petista lidera a corrida presidencial com 48% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (27%) e Ciro Gomes (PDT), com 7%. Os demais candidatos não ultrapassam 2%.
Veja os números: Lula: 48%; Bolsonaro: 27%; Ciro Gomes: 7%; André Janones (Avante): 2%; Simone Tebet (MDB): 2%; Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%. Os pré-candidatos Luiz Felipe Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e general Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Brancos e nulos são 7% e não sabem, 4%. Com esses números, Lula venceria no 1º turno.
Pesquisa reforça disputa polarizada entre Lula e Bolsonaro
A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, e o levantamento foi feito entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.
O levantamento, comemorado nas redes sociais pelo campo progressista, foi ironizado por ministros do presidente Jair Bolsonaro. Em seu perfil oficial no Twitter, o titular da pasta das Comunicações abriu uma enquete em que questiona: “Em qual desses 4 vocês acreditam?” e apresentou as opções “Papai Noel”, “duendes”, “Pinóquio” e “Datafolha”. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, responde “Papai Noel”. Até o fechamento dessa matéria, 71% dos mais de 102 mil votos disseram confiar no instituto de pesquisa.