Presidente esteve ontem (18) em Salvador, para implantar parque tecnológico Aeroespacial e enalteceu evolução do Governador: “Você já melhorou demais desde o primeiro discurso que ouvi. Tem que fazer mais que Wagner e Rui”, disse Lula.
Durante a solenidade de assinatura do acordo para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, realizada na manhã de ontem, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enalteceu o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e o instigou a buscar “coisas novas” em sua gestão. O evento ocorreu na sede do Senai Cimatec, em Salvador, e formalizou a parceria entre o Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa e pelo Comando da Aeronáutica, o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec).
Antes de direcionar suas palavras ao governador baiano, Lula falou sobre obras inacabadas no Rio de Janeiro e elogiou os ex-governadores da Bahia, Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT. O presidente enfatizou que Rodrigues já apresentou avanços significativos desde seu primeiro discurso, mas ressaltou a necessidade de ir além do legado de seus antecessores.
“Você já melhorou demais ali. O primeiro discurso que eu vi você fazer, para o de hoje, você já avançou muito. Então, você tem que fazer mais que os dois, você tem que fazer mais que os dois porque o que eles fizeram já faz parte do passado. A Bahia usou, a Bahia já desfrutou. Agora, você tem que fazer coisas novas. E é por isso que esse ano é o ano da colheita”, declarou o presidente Lula.
Em determinado momento, Lula se emocionou ao falar sobre o Nordeste, e disse que a região não pode se conformar em ser definida por problemas sociais. “O Nordeste não pode se conformar de que nasceu para ser visto pela imprensa como um lugar em que tem mais mortalidade infantil, que tem mais analfabeto, que tem mais evasão escolar, que tem mais gente recebendo o Bolsa Família, que tem mais gente morrendo de desnutrição. Não é esse o Nordeste”, afirmou.
Ao discursar, o presidente Lula também reafirmou o compromisso do governo com a retomada do desenvolvimento do país. “Vim aqui anunciar o lançamento de um Parque Tecnológico Aeroespacial, isso não é uma coisa qualquer. É importante entender que a gente foi colocado no mundo para teimar, para não aceitar nada como impossível. Nosso país tem um potencial extraordinário e nós já provamos isso. Nós resolvemos fazer esse país crescer, o ano passado nós plantamos e agora é o tempo da colheita”, destacou o presidente.