Lula apresentou um quadro de vertigem, característico da labirintite. “Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília. Presidente sentiu os sintomas no início da tarde desta segunda-feira (26), logo após o almoço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma crise de labirintite na tarde desta segunda-feira (26) e precisou passar por exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado pela instituição, os exames realizados foram considerados dentro da normalidade. O presidente já está em repouso no Palácio da Alvorada.
Segundo a nota oficial, Lula apresentou um quadro de vertigem, característico da labirintite. “Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, todos dentro da normalidade. O presidente já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”, informou o hospital. O presidente, de 79 anos, era acompanhado no momento pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que integram a equipe de saúde da Presidência.
Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Lula sentiu os sintomas logo após o almoço. Ele foi inicialmente atendido pela coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência, Ana Helena Germoglio, que recomendou a realização de exames. O presidente se deslocou até o hospital por volta das 15h e permaneceu lá por cerca de duas horas, retornando ao Alvorada por volta das 17h.
Por conta do mal-estar, foram cancelados todos os compromissos oficiais que ele teria na tarde desta segunda no Palácio do Planalto. Entre as reuniões previstas estavam encontros com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Fontes ligadas ao Palácio informaram que, no momento, não há necessidade de novos exames e que Lula deverá retomar normalmente sua agenda nos próximos dias. Nesta semana, estão previstas viagens do presidente aos estados de Pernambuco, Paraíba, Paraná e Santa Catarina, além de compromissos em Brasília. Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, Lula realizou um check-up anual em São Paulo, adiado no ano passado por conta de uma cirurgia de emergência na cabeça, feita em dezembro.