O Instituto PoderData revelou que 51% dos brasileiros são contrários à anistia dos presos pelos atos de vandalismo ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Equanto 37% da população é favorável à medida

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) pelo PoderData revelou que 51% dos brasileiros são contrários à anistia dos presos pelos atos de vandalismo ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O levantamento também apontou que 37% da população é favorável à medida, enquanto 12% declararam não saber ou não ter opinião formada sobre o tema.

A anistia é uma proposta defendida por setores da direita brasileira, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e tramita na Câmara dos Deputados. O projeto busca perdoar mais de 1.500 pessoas detidas por envolvimento nos atos de depredação dos três poderes, que resultaram em condenações de até 17 anos de prisão.

O levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de março, entrevistou 2.500 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.

A pesquisa também segmentou as opiniões conforme a orientação política dos entrevistados. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 54% são contrários à anistia, enquanto 37% apoiam a medida. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 49% rejeitam a anistia e 36% são favoráveis. No grupo de votos brancos e nulos, a divisão é equilibrada: 43% a favor e 43% contra.

O tema segue em debate na Câmara dos Deputados, sem previsão para votação. Enquanto opositores alegam que os atos de vandalismo devem ser punidos para evitar novos ataques à democracia, defensores da anistia argumentam que muitas prisões foram arbitrárias e que os condenados não tiveram direito a um julgamento justo.