Mais uma vez, testemunhamos uma das mais belas manifestações católica, na encantadora Rio de Contas. O município se destaca não somente pela sua história, pela sua arquitetura colonial de rara beleza, por ter sido agraciado com deslumbrantes paisagens, lugares pitorescos, maravilhas da natureza, não somente pelas tradições folclóricas e culturais como o São João, a festa de Arapiranga, o carnaval, como também pela grandeza das festividades de Corpus Christi o seu padroeiro. Todos os anos, a cidade é tomada por um clima de religiosidade e devoção, enchendo-se de luz, em um só espírito de reverência, a multidão se reúne para os ritos sagrados nos templos, ruas e avenidas, festejando o Santíssimo Sacramento.
Veja Vídeo do Evento:
A Igreja Católica de Rio de Contas comemora o dia de Corpus Christi, termo que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
As comemorações religiosas, que esse ano ocorreram nos dias 30 e 31 de maio em homenagem a Corpus Christi, continuam sendo celebradas com dedicação, amor e incentivo em Rio de Contas. Sob a coordenação da Diocese de Livramento em conjunto com a paróquia local, com amplo e total apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, a comunidade da sede e toda área rural, promove o maior encontro religioso do lugar, recebendo também milhares de turistas, atraídos pela magnitude do evento, que tem o poder de unificar todo um povo, que de forma espontânea e ordeira, contribui cada um a seu modo, seja na ornamentação de prédios públicos, residências, ou nos deslumbrantes tapetes confeccionados com amor para receber a procissão.
A festa do Santíssimo, além de se tratar da festa do padroeiro, tem sido, sem sombra de dúvidas, uma das mais belas da Bahia. Precedida pelas novenas, que a cada noite, fica a cargo dos representantes dos diversos segmentos da sociedade como: professores, comerciantes, funcionários públicos, artesãos, etc. Após a última novena, a Banda Filarmônica “Lira dos Artistas”, realiza uma passeata pelas ruas, acompanhada por autoridades que carregam brasões municipais. Turistas se deleitam ante o deslumbrante colorido das lanternas que adornam as fachadas das residências, prédios públicos e comerciais.
Na quinta-feira, dia maior da festa, a comunidade desperta na madrugada e se apressa em iniciar a decoração das ruas com os famosos tapetes coloridos, que trazem figuras representativas da simbologia dessa festa católica. Assim como em outros cantos do Brasil, os materiais utilizados para a confecção, são o sal, palhas de arroz, serragem, areia colorida e cal.
A missa solene, ponto mais alto das festividades, realiza-se às 10:hs, sempre presidida pelo reverendíssimo Bispo da Diocese sediada em Livramento de Nossa Senhora, coadjuvado pelo pároco local e convidados. Conta com grande numero de fiéis, dentre eles turistas e autoridades locais, da região e do estado que também sempre abrilhantam o evento religioso. Animam a missa, os corais da igreja e a notável Lira dos Artistas. Da-se então a exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Por sua vez, quase a totalidade dos moradores que residem no centro histórico, cumprem um bonito ritual, que consiste em adornar fachadas e janelas dos seus lares com toalhas e colchas trabalhadas artisticamente, bem como vasos com plantas ornamentais nas calçadas.
Esse ano, a Prefeitura Municipal, inovou ao ofertar um almoço de confraternização, do qual participaram autoridades, lideranças eclesiásticas, servidores e a população em geral, além de convidados e turistas, enfim, um encontro feliz e solidário que ocorreu em um clima de harmonia e descontração. Repostas as energias, a multidão voltou a tomar as ruas em direção a paróquia para a parte final e mais concorrida das celebrações, a procissão de Corpus Christi.
A tarde tem lugar a procissão, a essa altura as ruas, calçadas e casas já estão adornadas para saudar a passagem do Corpus Christi, que desfila protegido por um “Pálio”, carregado por sacerdotes e autoridades locais. No percurso da procissão improvisam-se altares, em frente a algumas entidades, onde se celebra a “Benção Solene”, acompanhada da chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios durante a elevação do “Santíssimo Sacramento”.
No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.
“Nossa alegria é sentir esse calor humano, participarmos junto com nosso povo, da festa de valor inigualável, rendermos homenagens ao nosso padroeiro o Santíssimo Sacramento. Estivemos reunidos ao longo desses dois dias, para festejarmos nossas conquistas pessoais, as conquistas da comunidade e principalmente, para celebrarmos a vida, a saúde das famílias que puderam estar aqui em mais uma edição do Corpus Christi. Recebemos autoridades, amigos como os deputados Marquinhos Viana e Cláudio Cajado, também o prefeito de Érico Cardoso, que elogiaram toda a organização, participaram conosco do almoço festivo, iniciativa que conseguiu reunir milhares de munícipes nesse momento de festa e devoção. Sinto-me agradecido a Deus, ao nosso padroeiro, pela graça de estar comemorando junto com o nosso povo”. Declarou emocionado o prefeito Dr. Cristiano Azevedo.