Postura está sendo considerada como estratégia de Neto em não federalizar as eleições estaduais e receber votos dos eleitores de Lula.

É por aí que o barco está navegando. E ACM Neto adorando por ser justamente o que ele quer, deixar rolar o time de aliados com eleitores de Lula, Bolsonaro e também Ciro Gomes. O projeto é tão ousado quanto inédito. Ou melhor, da mesma forma que o PT aposta num feito espetacular, eleger Jerônimo Rodrigues, um desconhecido do povão, governador, ancorado no apoio de Rui Costa e de Lula, Neto vai justamente no sentido oposto, vencer deixando a questão federal de lado e jogando tudo na pendenga estadual.

Histórico — Na história recente da Bahia os governantes estaduais eleitos sempre tiveram fortes conexões federais. Só em 2002, Paulo Souto derrotou Jaques Wagner sem link federal, e em 2018, quando Rui Costa derrotou Zé Ronaldo e apesar da conexão federal com o PT, o vencedor foi Bolsonaro. Detalhe importante é que em 2002 ACM declarou apoio a Lula no segundo turno contra José Serra e venceu. Mas em 2006, cometeu o erro letal: contra todos os prognósticos de pesquisas eleitorais, Wagner derrotou Souto no primeiro turno.

Ou, como se diz, federalizou a disputa e se deu mal. A federalização agora é o que o PT mais quer e justamente do que Neto mais quer fugir. Ele segue na contramão, a estadualização. Leão, segundo os netistas, dá uma ajuda fundamental. João Leão conta a amigos que a desconsideração de Jaques Wagner com ele foi bem maior do que parece:

— Ele conversou comigo em minha casa. A última conversa foi na quinta-feira. Na segunda subsequente, eu soube pelo rádio que não era nada daquilo. Ou seja, para ele, de saída, Wagner perdeu a condição de interlocutor confiável. Nos bastidores dizem que Wagner foi pressionado pelo PT e cedeu.

ADESÕES DE PREFEITOS:

ACM Neto vai nesta quinta a Jequié e provocou um tititi adicional: Zé Cocá, o prefeito que é do PP de João Leão, vai estar no evento (com empresários). Cocá é prefeito de Jequié e presidente da UPB. É amigo de Aline Peixoto, a primeira dama, esposa de Rui Costa, que é de lá. Mas os aliados de João Leão dizem que ele vai acompanhar o partido.