Meus 5.5 não poderiam ser mais gratificante. Filha e genro entre os melhores nas concorridas disputas da Universidade Federal do Oeste e SUS-BA. Prova inconteste de que a educação é o caminho.
Há alguns dias, por ocasião da formatura de Lavínia, nossa caçula, que se graduou em direito pela Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB, entrei em uma acalorada discussão, saudável, é claro, com o meu genro Matheus Ulisses, médico, também graduado pela UFOB, que defendia emocionado e cheio de orgulho o papel dos seus pais e dos pais de Lavínia, que, segundo ele, toda dedicação, abdicando de tudo pelo sucesso dos filhos, foram as ações mais importantes para que alcançassem o objetivo almejado através da educação. Eu não concordei inteiramente com a sua visão e o debate se estendeu, até que consegui convencê-lo, de que de fato, o papel de pais que possuem essa consciência e conseguem colocar a educação, formação profissional dos filhos pela educação como prioridade absoluta, tem provado ao longo dos tempos, que é a postura acertada. No entanto, de nada valeria todo esforço, sacrifícios, especialmente de famílias humildes, se os filhos não desejassem esse caminho, lutassem por sua vaga, seu espaço no cada vez mais competitivo mundo acadêmico.
Ano passado, nesta mesma data, recebi de presente a aprovação de Lavínia na OAB, que, assim como seu irmão, conseguiu essa vitória quando ainda cursava a universidade. Hoje, 15 de fevereiro de 2025, dia do meu aniversário, tenho a honra de compartilhar com o nosso público leitor, que graças ao nosso bom Deus, tanto os meus filhos, Dr. Lucas, advogado, pós-graduado e empresário e Drª Lavínia, assim como os filhos do meu amigo Alverindo e Jovanda, dentre os quais o meu estimado genro, Dr. Matheus e seus irmãos, desejaram e estão fazendo a parte deles, não somente na busca pela formação universitária, mas também pelo aprofundamento na busca pelo conhecimento.
Nesta data, recebi como presente de aniversário, a notícia da aprovação de Lavínia no concorrido curso de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela mesma Universidade Federal – UFOB, após ultrapassar três etapas eliminatórias, a nossa menina superou centenas de concorrentes e está aprovada e classificada em um dos mais concorridos mestrados da Federal. Da mesma forma, neste momento, Dr. Matheus Ulisses, está finalizando a sua matrícula, para a especialização em Anestesiologia, após ser um dos melhores no curso de medicina na Federal e na difícil concorrência pública promovida pelo SUS BA para a residência médica que vai iniciar.
Este é um dia especial, em que a família O Eco celebra os 5.5 deste humilde jornalista e os nossos sentimentos são de gratidão ao Senhor de todo Universo, por permitir que filhos, genro e nora, Drª Mariana – reumatologista, estejam trilhando caminhos vitoriosos através da educação. Voltando à discussão do início desta matéria, agradecemos a Deus por nossos filhos demonstrarem interesse e dedicação, cujos resultados são fruto de toda essa luta por um lugar ao sol. Sabemos que a batalha ainda não terminou, a luta de pais e filhos pela emancipação, por um espaço no concorrido mundo profissional ainda vai continuar. No entanto, já trilhamos os caminhos mais difíceis e temos a certeza de que tudo valeu a pena.
Nosso desejo, ao registrar nossa trajetória enquanto pais de origens humildes, é alcançar o maior número possível de famílias e dizer: Sim, a educação é considerada uma das maiores heranças que os pais podem deixar para os seus filhos, pois contribui para a formação cidadã, promove a transformação do meio social, ajuda a construir o caráter, promove o respeito ao próximo, ajuda a formar valores, honestidade e integridade, abre portas, constrói futuros, transforma vidas. Estamos orgulhosos em contribuir para entregar cidadãos dignos e preparados, que irão colaborar de forma íntegra com a sociedade. Por tudo isso, nós, pais, devemos nos esforçar, se for necessário, fazer sacrifícios, para Investirmos no futuro dos filhos. Para além disso, é igualmente importante, participar ativamente da vida estudantil dos filhos, acompanhando o desempenho desde o primeiro dia na escola, cultivando amor, carinho e esperança em um futuro melhor.