Carta de Intenções foi assinada entre representantes do grupo Chinês Taizhoun Silese Overseas Tcnology Co Ltda e Renato Lira. Foco são minérios de elevada pureza existentes na região.
Há alguns anos que se fala na existência de minerais de alto valor econômico, existentes nessa região do Sertão Produtivo, bem como no Vale do Paramirim, existindo inclusive estudos já detalhados que cforam repassados ao governo da Bahia, indicando grandes riquezas no subsolo desse pedaço da Bahia. Agora, pelo que divulgou o Achei Sudoeste e outros veículos, inicia-se os protocolos de empresas Chinesas dispostas a iniciarem a exploração de fato, iniciando por Giuanambi.
Foi assinada uma carta de intenções pelo Chief Executive Officer (CEO) da Mineradora Renato Lira, com o grupo Chinês Taizhou Silese Overseas Technology Co Ltda, representado pelo gerente de negócios, Jin Woof, para uma possível exploração de minério em Guanambi, no Sertão Produtivo do sudoeste baiano. O gerente comercial Woof disse que, na região, há uma jazida com um grande volume de minério de elevada pureza, o que fez a empresa Taizhou Overseas enviar um representante para o Brasil.
O CEO Renato Lira disse que o contrato abre um leque de possibilidades para a região, principalmente porque com a extração desse material, a cidade passa a despertar o interesse de grandes empresas, como uma gigante da fabricação de painéis solares, embora o negócio ainda esteja em estágio inicial. Existem sim grandes potenciais energéticos e minerais a serem explorados, como já acontece no Vale do Paramirim, Sertão Produtivo e Chapada Velha, onde está para ser instalado um novo parque em Ibitiara.
Na reunião em Guanambi, Renato Lira contou também que se reuniu com pessoas-chave da empresa, e que a sensação é de entusiasmo. O encontro contou com a presença do secretário de desenvolvimento econômico de Guanambi, Fabrício Lopes; do consultor financeiro da mineradora Renato Lira, Jefferson Silveira; do advogado da mineradora, Fabiano Lira; do empresário Marlon Malheiros, além de jornalistas da cidade, que testemunharam o ato.