Consórcio da Bacia do Paramirim deverá realizar videoconferência nesse domingo (01) para que gestores decidam sobre novas medidas para conter o alarmante avanço da COVID-19.
A região vive momentos de extrema comoção nos últimos dias, com o avanço assustador da contaminação pelo novo Coronavírus, mortes de jovens, adultos e idosos, existindo inclusive uma espécie de lockdown no município de Ibipitanga, que sofreu com 04 óbitos em poucos dias, possuindo ainda pacientes gravíssimos em UTIs, ultrapassando a média de 202 casos confirmados da doença, de acordo com o boletim de 30/11. O crescimento da contaminação de forma assustadora na maioria dos municípios do Vale do Paramirim, vem sendo atribuído às aglomerações em período eleitoral.
Conforme noticiado hoje (31) pelo nosso portal, o Vereador e candidato à reeleição em Livramento, Paulo Lessa, faleceu nessa madrugada em consequência do agravamento da doença. O fato chocou a população local que convive com perdas humanas e também possui um elevado número de casos confirmados, eram 330 em 27/10. A pandemia avança com força e é o principal assunto no Vale do Paramirim, pois já ultrapassa a casa de mil infectados. Diante disso, órgãos e profissionais de saúde, orientam gestores e demais autoridades, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de impedir o descontrole, o que poderá provocar um verdadeiro caos no sertão.
Pensando nas condições precárias de atendimento, a ausência de leitos de UTIs, complicações para a remoção de pacientes, pois não é possível transporte aéreo no período noturno, considerando a elevação geral dos casos na Bahia e a diminuição das vagas em hospitais especializados, a população é tomada pelo temor e já manifesta tal angústia, exigindo dos gestores, a maioria em campanha eleitoral, que tenham bom senso e reúnam-se para em conjunto, tomarem as medidas necessárias, que evitem qualquer tipo de aglomeração, aumentem a fiscalização e assim diminuam a onda do contágio em uma região que não possui suporte para os enfermos.
Nossa reportagem entrou em contato com o Prefeito Roberval Meira, que é presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim, bem como, com o Secretário Executivo do órgão Dr. Leonardo Costa, que manifestaram muita preocupação e sensibilidade para com esse fenômeno, informando que está prevista uma reunião extraordinária com os gestores, se possível já neste domingo (01), para deliberarem sobre o assunto. Também o Ministério Público Estadual, deve se manifestar sobre o assunto, afinal, está em jogo vidas humanas, que estão sendo expostas pelo alvoroço desenfreado das campanhas eleitorais.