As fortes chuvas que caem no sertão, trouxeram alívio aos agricultores e demais moradores, com a possibilidade de um bom ano de colheita, o aumento nos reservatórios que agonizavam, alguns que chegaram a secar, já estão cheios ou com bom volume de armazenamento.

Com o tempo chuvoso, é comum a preocupação em alguns pontos do Vale e do sertão, exatamente pela falta de estrutura, ou seja, edificações não apropriadas para resistirem a fortes precipitações, existindo locais que já apresentam problemas nas cidades e fazendas da área rural.

Em Brumado, por exemplo, fatores climáticos como os raios, atingiram 10 ovelhas, matando-as. O incidente ocorreu em uma fazenda que fica na comunidade dos Gatos. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, não há informações sobre outros animais atingidos. Neste fim de semana, o rio que corta a cidade transbordou.

Moradores do distrito de Cristalândia, ficaram ilhados por algumas horas, depois que as fortes chuvas fizeram o rio transbordar e cobrir a ponte que faz a ligação com a cidade.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do local, Lídio Santana, as pessoas tiveram que esperar às margens do rio até que as águas baixassem. “Ficamos ilhados. Poucos se arriscam a passar e, mesmo assim, colocando a vida em perigo, pois a correnteza é muito forte”, disse ele. Santana contou, ainda, que alguns ribeirinhos já deixam suas casas por temerem alagamentos, já que a previsão é de que as chuvas continuem. "Eles estão indo paras casas dos parentes aqui na região ou na sede do município”, afirmou o presidente comunitário.

Apesar de percas naturais nessa época, estes incidentes, não desanima o povo do sertão, que, feliz, trabalha a terra para o plantio que já começou. A alegria inclui aqueles filhos da terra, que mesmo distante, nos enviam mensagens de otimismo e entusiasmo com a chegada das chuvas,  a certeza da fartura no sertão é um sentimento reinante.

O Tempo nublado e as chuvas estão ocorrendo em quase todo o interior baiano. Desde a Chapada da Conquista, descendo para Itambé até o litoral. Também saindo de Conquista, sentido sertão, passando por Brumado, Anagé, Contendas, Condeúba, Caculé, Aracatú, espalhando-se pela Chapada Diamantina, Seabra, Boninal, Lençóis, Itaberaba, Piatã, Ibicoara, Novo Horizonte, Ibitiara, Abaira, Jussiape, Rio de Contas, que inclusive vê o seu reservatório aumentar de volume a cada dia. Também a Serra Geral, desde Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Igaporã Riacho até Iuiu, Malhada, Carinhanha nas márgens do São Francisco. Todo o Vale do Paramirim, Érico Cardoso e Paramirim, onde se encontram a maioria das nossas nascentes, Caturama, Tanque Novo, Rio do Pires, Macaubas, Ibipitanga, Boquira, Oliveira dos Brejinhos até Barreiras.

Como diz a música do forrozeiro Mão Branca, "trovejou relampejou, choveu" e continua o tempo fechado, que, segundo as previsões permanecerá, pelo menos até o próximo final de semana, com chuva em abundância para a satisfação geral.