Após ter sido adiada a audiência marcada inicialmente para o dia 20 de janeiro, uma nova data, que segundo informações será no próximo dia 07 de fevereiro, gera enormes expectativas e apreensões, tanto para os políticos envolvidos, como para advogados e população de Rio do Pires.
 
Apesar de todo o processo movido pela oposição, correr em segredo de jusitiça, nossa reportagem colheu informações de que se tratam de acusações gravíssimas contra o prefeito Ney Nardes e seu vice, que teriam praticado abuso de poder político e econômico. Ainda segundo fontes que preferem não se identificar, existem gravações que poderão  comprovar as acusações e se acatadas pelo Ministério Público e a Justiça Eleitoral, poderão culminar com cassação do atual gestor.
 
Advogados e especialistas que conversaram com a nossa reportagem, afirmam que trata-se de um caso complexo, um imbróglio que deverá ter fim já na próxima audiência, pois, isso já se arrasta há mais  de um ano e a população deseja ver uma definição nesse aspecto.
 
independente do que ocorreu, das reclamações eleitorais, o resultado das últimas eleições municipais em Rio do Pires, sempre foram contestados, existindo inclusive pesquisas eleitorais que foram registradas no TRE nas vésperas das eleições, por Instituto Idôneo, que acertou seus prognósticos em todas as demais cidades da região, apontando vantagem para o candidato da oposição. No entanto, o resultado das urnas, apenas em Rio do Pires, não confirmaram tais prognósticos.
 
Evidentemente que a imprensa regional não possui informações oficiais, muito menos dados técnicos do processo, porém, é fato que ele existe. Segundo informações extra-oficiais, as acusações são compra de votos e abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2012.