A baiana Daiane Maria de Oliveira, 28 anos, moradora de Igaporã, que chamou atenção nas redes sociais ao aparecer em um vídeo exibindo sua barriga muito dilatada, será transferida para o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, no Largo de Roma, em Salvador. A notícia foi repassada para a imprensa nesta terça-feira, 26, pelo endocrinologista Dr. Ivson Petronilio da Cunha, que está à frente do caso.
Diversas pessoas da região e de toda a Bahia se comoveram com a situação e o apelo de Daiane. Nossa reportagem esteve em contato inclusive com o cirurgião, gastroenterologista, especialista em doenças gastrointestinais e do aparelho digestório, o ex-prefeito de Érico Cardoso Dr. João Paulo de Souza, que chegou a entrar em contato com o pessoal da Assistência Social de Igaporã, para conhecer detalhes e buscar ajuda através da sua experiência e conhecimento. No final da noite de ontem (26), fomos informados de que providências já haviam sido tomadas e que a paciente será encaminhada para Salvador.
Segundo informações, Daiane foi diagnosticada com cirrose hepática, de origem alcoólica, há pouco mais de um ano. Desde então, conta o acompanhamento de um endocrinologista e de uma equipe médica. “O que está sendo feito é um paliativo. É feito um processo para retirar a grande quantidade do líquido ascítico – responsável por lubrificar a cavidade abdominal – da barriga dela. Normalmente, é retirado cerca de 4,5 litros”, explicou o médico.
Cirrose hepática – É uma doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal pela fibrose difusa, a qual rompe a estrutura e a função do fígado. [Fonte: Ministério da Saúde].
A única solução para a paciente, que ingere bebida alcoólica desde os 10 anos de idade, é um transplante de fígado. “Ela precisa passar por um processo de transplante de fígado para que isso seja solucionado. Mas para isso, ela tem que entrar para uma lista de transplante, o que exige alguns procedimentos básicos”. Entre eles, a exigência de que o paciente não consuma bebida alcoólica há um ano. Segundo o médico, Daiane afirmou que não bebe há quase um ano.
Daiane deve ser transferida para o Hospital da Mulher ainda nesta quarta-feira (27). “É importante que ela seja transferida para uma unidade que disponha de melhores equipamentos e profissionais mais qualificados para seu caso. Lá por exemplo, ela poderá ser acompanhada por um hepatologista – especialista em doenças do fígado”. Concluiu o médico.