Em nome da unidade e fortalecimento do municipalismo, Wilson vai dividir os holofotes com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que assumirá uma diretoria a ser criada na UPB para tratar especificamente da relação da entidade com deputados estaduais, federais e senadores.

Para quem esperava um bate-chapa, auditório lotado, eleição disputada voto a voto, muito movimento na sede da União dos Municípios da Bahia, o que se viu na manhã desta terça-feira (18), foi uma reunião simbólica com a presença de alguns prefeitos, na maioria, componentes da nova diretoria. Também presentes, representantes de Consórcios e entidades representativas da Bahia, para testemunharem a aclamação de Wilson como novo presidente da UPB. Da nossa região, registrou-se a presença do Diretor Executivo do Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Paramirim, Dr. Leonardo Costa, que busca estreitar laços com o novo presidente da UPB, para viabilizar projetos e ações que envolvem as duas instituições.

A chapa “União de Verdade”, encabeçada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi a única registrada para a eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB). A homologação ocorreu na manhã de ontem pela comissão eleitoral instituída pela entidade municipalista, que anunciou a extinção do pleito, conduzindo a única chapa inscrita para aclamação e posse, o que deve ocorrer em assembleia geral convocada até o final do mês de março.

A chapa, encabeçada por Wilson Cardoso, conta com outros 16 nomes, sendo seis da diretoria executiva e 10 membros do conselho fiscal, entre titulares e suplentes. Como vice-presidente institucional, a chapa apresenta o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), enquanto a vice-presidente administrativa é a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), reforçando a representatividade feminina, com outras três mulheres no conselho fiscal. A diretoria executiva tem ainda os seguintes nomes: Danilo Sales (PCdoB) como 1º secretário; Vitor do Posto (MDB), de Santanopólis, como 2º secretário; Arnaldo Oliveira (PSB), de Caém, como 1º tesoureiro; e Regis Aragão (PP), de Ituberá, como 2º tesoureiro.

Wilson Paes Cardoso é o prefeito reeleito e está em seu quarto mandato no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Aos 73 anos, é também empresário e pecuarista. Foi presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 a 2022, liderando importantes avanços, incluindo a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcios Públicos Municipais da Bahia. Em 2023, Wilson foi eleito vice-presidente administrativo da União dos Municípios da Bahia (UPB), compondo a diretoria executiva da instituição. Desde o mês de outubro, Cardoso recebeu apoio significativo de prefeitos para sua candidatura à presidência da UPB, levando outros oito candidatos a desistirem da disputa para apoiá-lo. Com a homologção da chapa única “União de Verdade”, ele será oficialmente eleito por aclamação para assumir a presidência da entidade no biênio 2025/2026.

“Com toda certeza, este é um momento histórico para os 417 municípios da Bahia! Nossa chapa única foi homologada e consagrada como a eleita para presidir a União dos Municípios da Bahia (UPB) pelos próximos dois anos. Sinto-me honrado e profundamente grato a cada prefeito e prefeita que confiou a mim essa missão de liderar essa instituição tão importante para o municipalismo baiano. Essa eleição representa mais do que um resultado – representa a nossa união, força e compromisso em construir uma UPB mais participativa, democrática e plural. Agora, nosso desafio é ainda maior: trazer os prefeitos para dentro da UPB, ouvir suas demandas, debater soluções e trabalhar incansavelmente para fortalecer os municípios, dos menores aos maiores. O desenvolvimento da Bahia passa pelo fortalecimento de cada cidade, e é com união, cooperação, determinação, responsabilidade e honestidade que faremos da UPB uma instituição ainda mais forte e comprometida com a nossa população”. Enfocou o novo presidente.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), vai assumir uma diretoria na UPB a ser criada para tratar especificamente da relação da entidade com deputados estaduais, federais e senadores. “Apesar de apoiar Wilson e de ter sido o primeiro a incentivar a candidatura dele à presidência da UPB, não estava nos meus planos fazer parte da direção da entidade. Mas ele me falou dessa nova diretoria e que gostaria muito que eu a ocupasse, ajudando-o a fazer a articulação política da instituição com os parlamentares na Bahia e em Brasília. Então, decidi aceitar o desafio em nome do municipalismo, até porque não vai atrapalhar a minha gestão em Jequié. Pelo contrário, pode até somar”, declarou Cocá.

Cocá foi quem lançou Wilson Cardoso à presidência da UPB, no final de outubro de 2024. Depois disso, a candidatura do prefeito de Andaraí decolou, obtendo o apoio de gestores da base do governo, da oposição e do próprio chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT). Wilson Cardoso foi confirmado presidente da UPB. A chapa “União de Verdade”, encabeçada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi a única registrada para a eleição