Encontro contou com 22.632 pessoas inscritas, sendo que 3.110 prefeitos e prefeitas eleitos em 2024 estiveram presentes. Com isso Lula busca aproximar o Executivo das lideranças municipais de todo o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta terça-feira (11/2), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que reúne representantes de municípios de todo o país, em Brasília. No total, 3.110 prefeitos participaram do encontro, com 22.632 pessoas inscritas. O encontro foi promovido pela Presidência, e busca promover uma aproximação com as lideranças dos municípios. O evento ocorreu em um momento em que Lula tenta melhorar os índices de aprovação. O governo estima a participação de 20 mil pessoas ao longo de três dias.

Lula prometeu que, enquanto for presidente, “nenhum prefeito será descriminalizado por não ser do meu partido, porque não votou em mim, porque falou mal de ministro. Todos têm direito. Todos foram eleitos pelo povo”. O presidente afirmou, ainda, que resolveu o discurso com o empresariado. “Quando ele paga 1.900 reais para o trabalhador ele acha que é muito. Eu tô tentando convencer os empresários que eles não têm que olhar o trabalhador como trabalhador. Têm que olhar o trabalhador como consumidor. Porque o dinheiro que ele ganha ele gasta comprando coisa que é feita na fábrica e quem vai ganhar é o patrão”, observou.

Ao final de sua fala, Lula disse: “Sou muito humilde, mas eu duvido que tenha presidente na história desse país que cuidou mais dos prefeitos que eu”. E brincou que, ao final do seu terceiro mandato, os prefeitos pedirão: “Lulinha, fica”.