De acordo com o levantamento, ACM Neto caiu 5 pontos e Jerônimo subiu 12. “Permanecendo essa tendência, 2º turno é cada vez mais provável na Bahia”.

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (14), o resultado de uma pesquisa de intenção de votos para o governo da Bahia. Encomendada pela Rádio Metrópole, a pesquisa apontou que ACM Neto (União) tem 49% das intenções de voto, ficando em segundo lugar, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), com 28%. O ex-prefeito caiu 5% em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, enquanto o petista cresceu 12%.

João Roma (PL) acumula 7%. O resultado é da pesquisa estimulada, em que os nomes dos postulantes são mencionados pelos entrevistadores aos participantes. Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) tiveram 1% cada. Já Kleber Rosa (PSOL) também pontuou com 1%. Os votos em branco e nulo somaram 6%. Os que não souberam responder são 10%. Há ainda um outro levantamento a ser divulgado ainda nesta semana, encomendado pelo jornal A Tarde, cujos resultados são muito aguardados para efeitos de comparação.

O Datafolha informou que foram realizadas 1.212 entrevistas entre os dias 12 e 14 de setembro. O número de registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral é o BA- 05325/2022 . O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Analistas políticos acreditam que, em permanecendo essa tendência demonstrada, faltando ainda 18 dias para o pleito, é quase certo um segundo turno para que se decida a eleição majoritária na Bahia.

Após início da propaganda eleitoral, Jerônimo começa a vencer desconhecimento

Gente especializada em análise de campanha eleitoral, afirma que ‘pelo andar da carruagem’ Jerônimo irá despontar para um 2º turno liderando a corrida em 02 de outubro, pois o maior diferencial, são os apoios de prefeitos do interior. Na pesquisa Datafolha ao governo da Bahia após o início da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio mostrou que o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, passou a ser conhecido por boa parte dos eleitores baianos. O levantamento divulgado nesta quarta-feira (14) mostrou que Jerônimo é conhecido por 64% dos eleitores contra apenas 39% na pesquisa anterior, realizada em meados de outubro.