Prefeitos do Vale do Paramirim e Sertão Produtivo não possuem cadeiras no novo formato de cargos da entidade.
Lamentando que, com exceção do prefeito de Iuiu lá pras Bandas de Guanambi, que assumiu a 2ª Secretaria, a nossa região compreendida como Sertão Produtivo, Vale do Paramirim e Chapada Velha, não foi contemplada com nenhuma representação no novo quadro de direção, Conselho Fiscal e sequer suplência da UPB, desejamos muita sorte ao novo presidente, Quinho de Belo Campo, para que a entidade exerça um papel mais contundente na defesa dos direitos e interesses dos prefeitos baianos,
Conforme noticiado pela imprensa baiana, tomou posse a nova diretoria da UPB em cerimônia concorrida, enaltecendo a força do municipalismo baiano. Como era de se esperar, além de muitos prefeitos, cerca de 40 deputados, o governador Jerônimo Rodrigues e senador Otto Alencar e outras autoridades do TCM, do judiciário e entidades representativas, prestigiaram o evento. Na oportunidade, também aconteceu a posse da Federação dos Consórcios da Bahia – FECBAHIA, que tem como objetivo fomentar as ações desenvolvidas pelos Consórcios Públicos da Bahia, articular parcerias entre Ministérios e Secretarias do Estado com a Federação dos Consórcios para fortalecer ações locais, territoriais, estaduais e nacional e atuar junto ao TCM e PGE para garantir transparência nas prestações de contas dos consórcios.
UPB Unida, Bahia Mais Forte é o mote da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) que tomou posse na tarde desta segunda-feira (13), na sede da entidade. O prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, Quinho, é o novo presidente da UPB para o biênio 2023/2024. Já na FECBAHIA. Thiancle Araújo, que é prefeito de Castro Alves e presidente do Consórcio Território do Recôncavo, foi empossado o novo presidente da federação. “Estou extremamente feliz por ter a oportunidade de participar, de forma conjunta, do municipalismo baiano e brasileiro. Estou presidente da UPB em um momento histórico que é a volta, no terceiro mandato, do presidente Lula. Ele está demonstrando com muita grandeza que o momento do diálogo, do entendimento, independente da condição política partidária, voltou ao nosso país. Nós queremos ser ponte entre os prefeitos e o governo do estado na condição de instituição. Quinho apontou duas pautas prioritárias que serão defendidas por sua gestão: o novo Pacto Federativo, com a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal do INSS dos municípios.
Para o senador Otto Alencar, “de forma nenhuma essa casa deve ter um presidente com coloração partidária, ela precisa ter o compromisso com o municipalismo”. O governador Jerônimo Rodrigues falou sobre a leveza das pautas que estão sendo discutidas neste início de ano e assumiu o compromisso com os prefeitos e prefeitas da Bahia. “Nós temos uma missão muito forte em defesa do municipalismo, a exemplo da reforma tributária, da previdência, seca, chuva, fome, desemprego. Tudo isso está na mesa da gente. Temos na Bahia o orgulho de dizer que nossas instituições são potentes, a exemplo da UPB. Coloco a minha palavra fortalecendo, no que for possível e necessário, a união dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, afirmou. O novo presidente da UPB, prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre (Quinho).
Conheça os novos dirigentes da UPB
Diretoria Executiva
José Henrique Silva Tigre – Presidente – Belo Campo
Júlio Pinheiro dos Santos Junior – Vice-presidente Institucional – Amargosa
Wilson Paes Cardoso – Vice-presidente Administrativo – Andaraí
Jose Moreira de Carvalho Neto – 1° Secretário – Itapicuru
Reinaldo Barbosa de Góes – 2° Secretário – Iuiu
Jose Ricardo Leal Requião – 1° Tesoureiro – Miguel Calmon
Christianne Mary Pereira Guimaraes – 2° Tesoureira – Taperoá
Conselho Fiscal
Titulares: Danillo Santos Sales Rios – Várzea da Roça;
Fernanda Silva Sá Teles – Wanderley
Yuri Cesar de Andrade Menezes – Pedro Alexandre
Mário Alexandre Correa de Sousa – Ilhéus
Eliana Gonzaga de Jesus – Cachoeira
Suplentes
Reges Jonas Aragão Santos – Ituberá
José Luiz Franco Ramos Costa – Barra do Rocha
Monalisa Gonçalves Tavares – Ibicaraí
Jailma Dantas Gama Alves – Banzaê
José Wilker Alencar Maciel – Central