Destaque como um dos que possui mais agilidade na imunização, município disponibiliza também PSF’s das comunidades rurais para vacinar idosos de 66 a 69 anos.
Um dos municípios da Bacia que se destaca pela rapidez e agilidade, com o objetivo de alcançar maior número de vacinados, Paramirim sempre esteve apto a receber novas doses dos imunizantes dentro do processo de vacinação contra a Covid-19. A Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, comunicaram que a partir desta segunda-feira (29), adere a uma nova dinâmica, os já famosos drive-thrus que passam a funcionar na sede do município, Orla da Lagoa e na Comunidade de Caraíbas (PSF). Ou seja, o paciente do público alvo da campanha comparece ao local pré-determinado com seu veículo, carro, moto, bicicleta, veículo a tração animal, etc… e é vacinado pela equipe de saúde sem a necessidade de desembarcar de sua condução.
De acordo com o Secretário de Saúde Wesley Marques, “essas novas estratégias serão adotadas para que um número cada vez maior de pessoas seja alcançado nas próximas etapas, iniciando pelos idosos de 66 a 69 anos. Isso se justifica, pelo simples fato de que, de acordo com a diminuição da faixa etária, amplia-se o número de pessoas a serem imunizadas”. Para Wesley, esse público cada vez mais jovem, possui maior facilidade de deslocamento e a secretaria se organiza para imuniza-los, preservando a integridade e prevenindo eventuais exposições. O Secretário ressaltou que, Paramirim recebeu na tarde deste sábado (27), mais 600 doses da vacina, todas para aplicação em pessoas dessa faixa etária, como primeira dose.
Wesley lembrou ainda que “as normas são para que as vacinas sejam divididas proporcionalmente entre a sede e comunidades rurais. No ato da vacinação a pessoa deverá apresentar, obrigatoriamente, o documento de identidade, juntamente com o cartão do SUS. O horário de funcionamento será de 07:00 às 12:00 horas e a tarde, das 15:00 horas até o momento em que for finalizada a vacinação dos que comparecerem nesses dias”. O Secretário enfocou que, nas demais comunidades a vacinação acontecerá nos respectivos Postos de Saúde da Família. Estando mantidos os procedimentos para com aquelas pessoas que se encontram acamadas e não dispõe de condução, continuarão sendo vacinados em seus domicílios, bastando que os mesmos comuniquem aos seus Agentes Comunitários de Saúde.