A saudade chegou, apertando o peito ao fim de mais uma edição dos festejos de Santo Antônio em Paramirim. O amanhecer do dia 13 (feriado municipal), para os forrozeiro de plantão, significa a despedida da tradicional festa no arraiá do Gonzagão. Os primeiros raios de sol iluminaram o céu de Paramirim, anunciando que o Maior Santo Antônio da Bahia chegou ao fim.
Moradores e visitantes que lotaram a Praça da Matriz do Padroeiro, assistiram no último dia, shows espetaculares como Calcinha Preta e As coleguinhas Simone e Silmara na despedida da festança. Mas, também nos outros 11 dias de arrasta-pé as atrações não deixaram ninguém parado, numa programação extensa e muito bem distribuída, agradando a todos os gostos, encantando todas as idades que visitaram o Arraiá de Gonzagão.
Para a estudante Patrícia Oliveira, a festa de Santo Antônio é um ícone da manifestação cultural da cidade, representando a cultura do povo nordestino.
O Maior Santo Antônio do interior baiano, é realizado de forma pública, com acessibilidade e democracia, no qual, pessoas de todas as cidades do Brasil, se divertem com tranquilidade e muita harmonia, aproveitando e revivendo as tradições nordestinas nesse gostoso cantinho do País.
Em Paramirim, os festejos do mês de junho são o grande atrativo. A cada ano, a festa se moderniza e se renova. É o período mais propício para se investir no turismo local, pois várias pessoas chegam à cidade devido à fama do seu festejo e são convocadas a permanecer nela para visitar seus lugares e conhecer suas manifestações.
Além da relação com o ambiente rural, as belezas naturais, os encantos dessa terra, vale salientar que há ainda uma forte ligação dos festejos do mês de junho ao calendário religioso, já que do ciclo junino fazem parte três santos da fé católica: Antônio, João e Pedro.
Muito embora as festas juninas entre nós tenham em sua origem um cunho fortemente religioso, o que prevalece, e se fortalece hoje em dia e a cada ano, é a celebração profana, na qual, além da denominação da festa, pouco se pode atribuir à questão da religiosidade.
Santo Antônio ainda figura como uma referência de destaque no aspecto religioso. Em homenagem a este santo realizam-se trezenas, passeatas, procissões, fazem-se promessas e simpatias.
Mais uma vez, a cidade e o campo se reuniu, para em alto astral, com super estrutura, muito conforto, receber milhares de turistas para numa mesma animação e sentimento solidário, marcarem história em mais uma edição desta festa que se supera e permanece fiel às tradições. Foram 12 dias de alegria, onde a juventude brincava e dançava com empolgação, os adultos seguravam no arrasta-pé e até os idosos participaram, assistindo a alegria tomar conta do arraiá.
Foi bom demais, a cidade está de parabéns, por ser destaque na região em trabalho, competência e também na realização de eventos deste porte.
Para que ainda tem fôlego, pode aproveitar a programação junina que terá continuidade nesta sexta-feira (14), com a abertura dos festejos de São João Antecipados em Ibipitanga, Feira Nova em Caturama e também na cidade de Botuporã. A festa de São João segue em várias cidades do interior. Entre os vários shows, as atrações vão desde Seu Maxixe, Amor de Novela, Calcinha Preta, Sandro Matos e até Leonardo em Livramento.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Por todos estes motivos, os gestores municipais, se empenham na busca de parcerias, para que sejam realizadas a contento estas atividades folclóricas, culturais e festivas, pois, afinal, são oportunidades de aquecimento na economia através do turismo, que nos tempo atuais, já assumem posição de destaque na geração de emprego e renda no nosso sertão. (BREVE TODAS AS FOTOS DA FESTANÇA).