Levantamento estatístico mostra uma vantagem de 31,5 pontos para a pré-candidata apoiada pelo prefeito Ricardinho.
Divulgada na manhã desta sexta-feira (02) de agosto, a pesquisa de intenção de votos, que busca medir as potencialidades políticas para o pleito municipal que acontecerá em 06 de outubro próximo, confirma a tendência já apontada por outros levantamentos divulgados anteriormente, inclusive do Jornal O Eco, onde a pré-candidata apoiada pelo grupo do prefeito Ricardinho Ribeiro, consegue abrir boa margem de vantagem e lidera as intenções de voto.
Segundo os números revelados pelo IBEL – Instituto Baiano de Estatística, Joanina Sampaio, atual vice-prefeita e pré-candidata ao cargo majoritário é a preferida por 59,1% dos entrevistados que indicam intenção de voto. Em segundo lugar, aparece o pré-candidato Dr. Paulo Azevedo com 27,6%, em terceiro vem o pré-candidato Valdirando com 1,3% das intenções de voto. Os que não votariam em nenhum são 1,6%, votos em branco é 0,3% e 0,8% indica intenção de votar nulo. Os que não souberam ou não quiseram opinar são 9,3% dos entrevistados.
No levantamento estatístico do Instituto IBEL, que possui um respeitável histórico de acertos, inclusive nos municípios de Paramirim, Boquira, Tanque Novo, dentre outros na eleição municipal passada (2020), avaliou também os índices de rejeição atribuídos aos pré-candidatos.
Pesquisa realizada por iniciativa própria do IBEL – Instituto Baiano de Estatísticas Ltda, ouvindo 381 pessoas da sede e área rural do município de Livramento de Nossa Senhora, pelo sistema de amostragem. O trabalho de campo, coleta de dados, ocorreu entre os dias 28, 29, 30 e 31 de julho de 2024. Este levantamento estatístico possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e erro padrão de 5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral (TSE), sob o Nº 04745/2024.