Com 56% das intenções de voto, Célio está à frente da pré-candidata do prefeito 19,3 pontos percentuais, Dona Iu aparece em  segundo com 36,7%.

O IBEL – Instituto Baiano de Estatísticas, empresa já consagrada no ramo de pesquisas de opinião, que atua em toda a Bahia e na nossa região, tendo inclusive realizado prognósticos assertivos em Paramirim, Tanque Novo, Boquira e outros tantos municípios, realizou um levantamento estatístico no município de Rio de Contas, entre os dias 25 e 30 de maio de 2024, tendo registrado a Pesquisa na justiça eleitoral, quando sofreu uma representação do Partido AVANTE local, que mesmo ainda sem conhecer o resultado, tentou impedir a divulgação dos números, alegando irregularidades. O departamento jurídico da empresa, comprovou a lisura do trabalho estatístico, conseguindo convencer o Juiz eleitoral de que cumpriu todas as exigências legais e por fim, divulgou o resultado na tarde desta terça-feira (11/06).

Dentro de um cronograma sério de trabalho, a empresa que presta serviços com o objetivo de sondar periodicamente a real situação política nos municípios baianos, realizando pesquisas de intenção de voto, bem como avaliações de governos municipais, credenciada nos órgãos competentes, realizou  o trabalho apresentou o resultado e tornou público os números que apontam a liderança do pré-candidato da oposição, Célio Evangelista, que aparece com 56% das intenções de votos dos entrevistados, estando  19,3 pontos percentuais à frente da sua potencial opositora, a atual vice-prefeita e pré-candidata do grupo situacionista, que alcançou 36,7% das intenções de voto. 0,3% declararam a intenção de votar em branco, outros 1,8% informaram a intenção  de anular o voto, outros 0,3% não desejam votar em nenhum dos nomes apresentados e 4,9% não souberam ou preferiram não responder a este questionamento.

Atuando dentro de todos os parâmetros legais, o IBEL divulgou ainda números relativos à rejeição atribuída aos pré-candidatos, também colheu dos entrevistados a percepção de cada um dos respondentes, sobre quem teria mais chances de vencer as eleições. Segundo o Instituto, foram ouvidas 332 pessoas pelo sistema de amostragem, o intervalo de confiança é de 95% ou 0,05 de significância e o erro padrão é de 5%. A Pesquisa foi contratada pela empresa Pontual Contábil Ltda, que com recursos próprios arcou com  os valores do levantamento estatístico. Ainda segundo o IBEL a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral (TSE), sobre o nº 05062/2024.

Longe de interferir nas ações de cada partido político, pré-candidato ou outras pessoas de questionarem inclusive judicialmente, o trabalho estatístico das empresas do ramo de pesquisas, que nesse caso foi mais uma vez colocado em xeque, o IBEL comprovou sua lisura e imparcialidade, contrariando aqueles que condenavam por antecipação, o trabalho do Instituto que sempre honrou a sua trajetória profissional. É fato que, restou inútil a tentativa de impedir sem quaisquer elementos de provas, a divulgação de uma pesquisa, sem ao menos terem noção dos números que ainda seriam revelados.