Atual prefeito tem 18,1% de avaliação positiva (ótima e boa) e 40,8% de avaliação negativa (ruim e péssima). Intenções de voto mostram empate técnico entre os pré-candidatos Rogério e Andrea, com Bibi em 3º na corrida pela sucessão 2024.
Em mais uma pesquisa realizada por iniciativa própria pelas empresas Conquista Comunicação – IPOP Pesquisas, em parceria com o já consagrado Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, observa-se uma situação indefinida no cenário político de Anagé, indicando que se a eleição municipal marcada para outubro de 2024 fosse hoje, tanto o atual prefeito Rogério, que recebeu 26,6% das intenções de voto, quanto a ex-prefeita Andrea que pontuou com 23,3%, teriam chances de vitória. Isso se confirma um empate técnico, com 3,3 pontos percentuais separando os dois primeiros colocados no cenário de disputa para as eleições de 2024. A ligeira vantagem do atual prefeito, está dentro da margem de erro que para esse levantamento é de 5%.
A pesquisa realizada pelo IPOP INSTITUTO DE PESQUISAS – Conquista Comunicação e Marketing Ltda – CNPJ 52.311.160/0001-55 CONRE N. 8635, em parceria com O Eco Comunicação e Marketing CNPJ 11.134.397/0001-20. CONRE 8377, indica ainda que o ex-prefeito Bibi aparece em terceiro com 18,7% das intenções de voto, seguido de Ronaldo com 5,7%, já o pré-candidato Sérgio tem 6% e Zite pontua com 3,9%. Os que afirmam não terem intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados são 5,7% e uma parcela de 10,1% não soube ou preferiu não opinar. O trabalho de campo (coleta de dados), ocorreu entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2023, na sede e área rural do município de Anagé, ouvindo 331 pessoas pelo sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional. Intervalo de confiança é de 95%, ou 0,05 de significância. Erro padrão 5%.
O levantamento estatístico realizado por iniciativa própria das empresas, com o objetivo de divulgação pública, mediu os índices de aprovação da população para com a atual gestão municipal, além das intenções de voto em nomes de prováveis pré-candidatos com vista as eleições municipais de outubro de 2024, também foram auferidos os índices de rejeição atribuídos a cada um dos nomes citados. Diante dos números revelados, apesar de ainda distante do pleito eleitoral, a situação é indefinida, podendo haver mudanças significativas no decorrer dos próximos meses, especialmente no ano eleitoral. Alinhamentos políticos, alianças entre partidos e lideranças podem definir os rumos da campanha de 2024. Se consideradas as intenções de voto do ex-prefeito Bibi, este também pode chegar com chances de vitória, ou mesmo reforçar e até decidir com seu apoio, quem será o próximo prefeito de Anagé.
Segundo analistas políticos, já era esperado esse cenário às vésperas do ano eleitoral em Anagé. Tendo em vista as disputas internas, rachas e possíveis alinhamentos de lideranças políticas interessadas na disputa municipal de 2024. Interessante ressaltar, que existem movimentações políticas públicas, que chamam a atenção pela proximidade até familiar e possibilidades de alianças inusitadas que somente o tempo e os acontecimentos a partir de janeiro, irão delinear de fato como se dará a disputa pela prefeitura municipal de Anagé.