Com 28,3 pontos percentuais de vantagem, Alan amplia distância em relação ao 2º colocado, pré-candidato Patrício Figueiredo, que aparece com 30,6% das intenções de voto.

A primeira pesquisa divulgada pelo Jornal e Instituto O Eco, dentro do período eleitoral, trabalho estatístico que avaliou tanto a gestão municipal, quanto as potencialidades políticas, visando o pleito municipal de 2024, apresentaram números totalmente diferentes dos divulgados recentemente por um outro Instituto. Intrigante é que a julgar pela data em que foram coletadas as entrevistas em campo, os resultados divergem em todos os quesitos. O Eco, que atua em toda a Bahia há quase três décadas, tendo inclusive acertado em seus prognósticos no município de Boquira e tantos outros municípios da região, realizou seu levantamento estatístico na sede e área rural, entre os 17 e 21 de junho de 2024, tendo registrado a Pesquisa na justiça eleitoral, sob o nº BA-03471/2024, identificando uma liderança do pré-candidato Alan França, que obteve 58,9% das intenções de voto, estando à frente do 2º colocado, pré-candidato Patrício Figueiredo 28,3 pontos percentuais.

Longe de questionar levantamentos estatísticos realizados por empresas desconhecidas, vale ressaltar que, felizmente, para esse pleito de 2024, o próprio TSE exige que cada resultado de pesquisa registrada, seja inserido no sistema, para que, após a apuração das eleições municipais, tais resultados sejam disponibilizados para consulta pública. Uma forma inconteste de avaliar o trabalho individual de cada empresa que atuou no período eleitoral. Desta forma, não somente para os partidos ou candidatos, como também para a população, será oportunizado conhecer eventuais erros e acertos de cada Instituto. A pesquisa divulgada neste sábado 22 de junho, avaliou também índices de rejeição atribuídos aos pré-candidatos, bem como, a percepção dos entrevistados, sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais marcadas para outubro próximo.

Sempre fiel ao seu propósito de colaborar com a informação de forma ética e imparcial, dentro de um cronograma sério de trabalho, o grupo O Eco de Comunicação segue prestando serviços com o objetivo de sondar periodicamente a real situação política nos municípios baianos, realizando pesquisas de intenção de voto, como também avaliações de governos municipais, estando credenciada nos órgãos competentes, realizou o trabalho e apresentou nesta data o resultado encontrado, tornando público os números apurados e, obedecendo a Lei das Eleições e demais Resoluções, inseriu também no sistema o resultado completo do levantamento estatístico e as informações obrigatórias que será aberto ao público pelo TSE após a totalização final das urnas em 06 de outubro.

Pesquisa realizada por iniciativa própria da empresa O Eco Comunicação e Marketing Ltda/Jornal O Eco – CNPJ: 11.134.397/0001-20 – CONRE: 8377, com o objetivo de de informar a população regional. Foram ouvidos 333 eleitores da sede e área rural do município de Boquira, entre os dias 17, 18, 19, 20 e 21 de junho de 2024, utilizando-se o sistema de amostragem aleatória estratificada com alocação proporcional. O levantamento estatístico possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância. Erro padrão 5%. Pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BA-03471/2024.