De acordo com os números finais do levantamento estatístico, 17,8% dos entrevistados avaliam a gestão como ótima ou boa, enquanto 46,1% classificaram como ruim ou péssima.

O Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, realizou entre os dias 06 e 08 de abril, um amplo levantamento estatístico no município de Brumado, ouvindo 490 pessoas da sede e comunidades rurais, pelo sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional, método face a face, com a coleta de dados sendo realizada por uma equipe de entrevistadores e chefes de campo, garantindo assim a lisura e confiabilidade das informações. Instituição renomada, o grupo O Eco de Comunicação atua no mercado jornalístico e de pesquisas de opinião há mais de duas décadas, colecionando histórico invejável de acertos em seus prognósticos, especialmente no que diz respeito à pesquisas pré-eleitorais, atuando incisivamente durante o período das campanhas, quando realiza, registra e divulga suas pesquisas, credenciado junto ao CONRE 5ª Região – Conselho Regional de Estatística sob o nº. 8377, possui idoneidade inquestionável.

Por iniciativa própria, com o objetivo de informar a população regional, O Eco, vem realizando desde o início deste ano de 2023, avaliações junto à opinião pública, referentes aos dois anos de atuação das atuais gestões municipais, bem como, colhendo informações e medindo potencialidades políticas com vistas aos prováveis embates para a sucessão de 2024. Em Brumado, o resultado da pesquisa do O Eco indicou que 7,6% dos entrevistados classificam a atual gestão do Prefeito Eduardo Vasconcelos, como ótima, 10,2% classificam como Boa, 32% dizem estar regular, 9,2% dizem que é Ruim e 36,9% afirmam ser péssima. Exatos 4,1% não quiseram ou não souberam opinar. Quando indagados se o prefeito está cumprindo ou não com as suas promessas de campanha, 10,8% afirmam que Eduardo está cumprindo totalmente, 29% que está cumprindo em partes, 54,3% declaram que o gestor não está cumprindo e 5,9% não souberam ou não quiseram opinar.

O Instituto quis saber ainda se o município melhorou, está na mesma ou piorou nesse segundo período da atual administração. Para 19,2% Brumado melhorou, enquanto 40,4% afirmam que o município está na mesma e para 34,9%, piorou. Uma parcela de 5,5% não souberam ou não quiseram opinar. Ainda sobre o desempenho da atual administração. A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância. Erro padrão de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Eco quis saber ainda se o atual gestor está cumprindo com as suas promessas de campanha. Para 10,8% Eduardo está cumprindo totalmente com o que prometeu, para uma parcela de 29% o prefeito cumpre em partes, já para a maioria, 54,,3% o gestor não está cumprindo e outros 5,9% não souberam ou preferiam não opinar.