Pesquisa que está registrada no TSE, revela uma ligeira vantagem de 9,7 pontos percentuais para o pré-candidato da oposição local.
Como sempre, atento e atuante em todos os municípios da região há décadas, o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, realizou por iniciativa própria para informar aos milhares de leitores, o primeiro levantamento estatístico dentro do período eleitoral no município de Ipupiara, ouvindo eleitores da sede e área rural, dentro dos padrões estatísticos que norteiam um trabalho ético e transparente, que é referência pelo histórico de acertos em seus prognósticos, inclusive em dezenas de municípios da Chapada, Vale do Paramirim, Oeste e Sudoeste da Bahia, cumprindo com o papel de colaborar para a liberdade de informação no processo democrático.
Buscando seguir cumprindo com a sua missão de informar com imparcialidade, O Jornal O Eco avaliou o desempenho da atual gestão de Ipupiara, além de medir as intenções de voto, índices de rejeição e a percepção dos entrevistados sobre o que poderá acontecer daqui a pouco mais de quatro meses, quando a população irá às urnas para decidir quem representará o executivo municipal, quem assumirá o comando da prefeitura, com a missão de corresponder às expectativas da maioria a partir de 1º de janeiro de 2025.
Como citamos anteriormente, restando pouco mais de quatro meses para as eleições municipais de 2024, o instituto O Eco realizou e registrou junto à Justiça Eleitoral, o levantamento que assim apontou o atual cenário na corrida pela prefeitura de Ipupiara: No quesito que trata da intenção de voto estimulada, quando são apresentados nomes de pré-candidatos a prefeito, Marcos Vinícios (Babaco), que representa o grupo da oposição, obteve 51,2% , enquanto o pré-candidato do grupo situacionista, Emiliano Neto “Mimi”, pontuou com 41,5%. Uma parcela de 0,3% dos entrevistados declarou intenção de votar branco, outros 0,5% afirmaram intenção de votar nulo. Para 0,3% dos entrevistados a intenção é de não votar em nenhum dos nomes apresentados e 6,2% não souberam ou preferiram não opinar.
Conforme já é praxe nos trabalhos do jornal, também essa pesquisa foi realizada por iniciativa própria da empresa O Eco Comunicação e Marketing/Jornal O Eco – CNPJ: 11.134.397/0001-20 – CONRE Nº 8377, para informar a população regional. O Instituto ouviu 369 pessoas pelo sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional, entre os dias 22, 23, 24 e 25 de maio de 2024, na sede e povoados rurais do município de Ipupiara – Bahia. A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e margem de erro de 5% e está registrada no TSE sob o Nº BA-05639/2024.