Zé Marcos obteve 57% das intenções de voto, enquanto o pré-candidato do grupo da situação, Hiran Mendonça, pontuou com 38,8% na questão estimulada. Uma diferença de 18,2 pontos percentuais separam os dois principais nomes na corrida eleitoral de 2024.

A primeira pesquisa realizada e registrada junto à Justiça eleitoral, seguindo todas as normas legais vigentes, tendo o Jornal e Instituto de pesquisas O Eco, executado o trabalho estatístico de forma imparcial e por iniciativa própria, como sempre, objetivando informar a população regional, apresentou um novo cenário na política local, com o pré-candidato da oposição, José Marcos, superando o candidato apoiado pelo grupo que hoje administra o município, em 18,2 pontos no que diz respeito às intenções de voto para prefeito de Rio de Pires, cujo pleito está previsto para outubro de 2024.

Ainda que distante pouco mais de quatro meses para as eleições municipais, estando para ser deflagrada a campanha eleitoral propriamente dita, considerando toda ebulição que acontece em ambos os lados e com os pré-candidatos já em intensas movimentações de bastidores, o Jornal O Eco, que há décadas monitora e informa a população sobre os acontecimentos políticos em Rio do Pires e todos os demais municípios da região, realizou o levantamento, tendo identificado no resultado final, a reviravolta no cenário da política municipal de Rio do Pires.

Reafirmando que, por ser o processo político eleitoral um movimento dinâmico e ainda com espaço de tempo existente até o dia da eleição, vale ressaltar, que esse é um quadro de momento e que no decorrer da campanha, muitas coisas poderão acontecer. A surpresa detectada, é que as intenções de voto, pelo menos pelo que demonstrou a mais recente pesquisa do Jornal O Eco, realizada  na sede e comunidades rurais entre os dias 21 e 25 de maio de 2024, indicam uma larga margem de vantagem para a oposição nesse momento.

O Jornal e Instituto O Eco, que atua na área há décadas, tendo inclusive, realizado e registrado com antecedência nas eleições passadas, levantamentos estatísticos que apontavam o favoritismo do atual prefeito, fato que veio a se confirmar nas urnas, detectou neste mais recente trabalho (maio de 2024), uma considerável mudança na intenção de voto dos entrevistados, que indicam como favorito pela primeira vez, o candidato da oposição.  A pesquisa mediu também o índice de rejeição atribuído aos pré-candidatos, bem como a percepção dos entrevistados, sobre qual deles teria mais chances de vencer as eleições municipais para prefeito de Rio do Pires em outubro de 2024. Nesse quesito, José Marcos obteve 57,3% de menções como o favorito na opinião popular.

Conforme informado anteriormente e se pode observar nos gráficos, a pesquisa foi realizada por iniciativa própria da empresa O Eco Comunicação e Marketing/Jornal O Eco – CNPJ: 11.134.397/0001-20 – CONRE Nº 8377, para informar a população regional. O Instituto ouviu 384 pessoas pelo sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional, entre os dias 21, 22, 23, 24 e 25 de maio de 2024, na sede e povoados rurais do município de Rio do Pires – Bahia. A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e margem de erro de 5% e está registrada no TSE sob o Nº BA-05761/2024.