Dados apontam que, tendo como base o total de votos válidos no primeiro turno 118.229.719 (95,59%), a frente de Lula ultrapassaria 9 milhões de votos se a eleição de segundo turno fosse hoje.
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 17, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos no segundo turno das eleições, e o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 46%. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua favorável a Lula que venceu o 1º turno com mais de 6 milhões de votos. Restando 12 dias para o pleito, após definidas as adesões de ambos os lados, debate e campanha nas ruas, dificilmente esse cenário se modificaria ao ponto de uma reviravolta.
O novo levantamento foi feito entre sábado, 15, e esta segunda-feira, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.
Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo TSE para divulgar o resultado oficial da eleição.