Festejos no Distrito em Paramirim, devem servir também como termômetro, medindo prestígios de lideranças políticas que já se mobilizam nas pré-candidaturas locais.
Os tradicionais festejos em louvor à Nossa Senhora das Graças, padroeira do Distrito de Canabravinha em Paramirim, que acontecem nos dias 1º e 02 de fevereiro, tidos como um dos mais fervorosos eventos religiosos e festivos do interior do município, reunindo todos os anos milhares de devotos, turistas e a população dos diversos povoados, este ano promete ser ainda mais concorrido, tendo em vista a proximidade com as eleições municipais e potenciais pré-candidatos sendo convidados por apoiadores, para aquela famosa e saudável disputa, quem será o mais prestigiado? Qual nome se destacará junto à multidão presente aos festejos? Isso já é comum em outros eventos de municípios vizinhos, quando analistas políticos observam e emitem seus pareceres, mesmo que informais, dão o pontapé inicial nas pré-campanhas.
Sem desmerecer o evento religioso anual, que por sinal é um dos acontecimentos marcantes em todas as épocas, com o reencontro de famílias, a bonita homenagem à padroeira do lugar Nossa Senhora das Graças, bem como, a confraternização entre amigos, marca registrada da festa, que se destaca no município pela valorização da cultura e todas as demais particularidades presentes. Já era um costume no lugar, quando em ano eleitoral, observar-se a movimentação dos pleiteantes (pré-candidatos) a cargos eletivos. É na festa de Canabravinha que se mede, mesmo que de forma leiga, no “olhômetro”, o potencial, a aceitação popular, os apoios recebidos, enfim, a população que se faz presente, além da devoção e diversão, também aproveita para analisar “quem se apresenta mais forte” politicamente falando.
Por isso é comum a aproximação com os pré-candidatos que porventura detenham mais simpatia. Esse é o dito popular, que todos em Paramirim conhecem: “Quem é mais assediado na festa de Canabravinha, supostamente é o mais cotado para as eleições daquele ano”. Tudo isso, evidentemente, sem qualquer efeito científico oficial. Ocorre que para apimentar essa “disputa”, há rumores de que o ex-prefeito Dr. Júlio, em uma propriedade da sua família, que fica localizada próximo à entrada da festa, pretende organizar uma “confraternização” entre amigos e simpatizantes. Diante disso, um grupo de amigos, empresários, médicos, profissionais liberais, comerciantes, que declaradamente militam politicamente em posição contrária ao ex-prefeito, decidiu organizar “uma festa a parte”, totalmente independente dos festejos oficiais e da comemoração do ex-prefeito. Ao ser convidado, o atual vice-prefeito e potencial pré-candidato da situação, Dr. João Ricardo, aceitou e confirmou presença na brincadeira do “Bloco do Piseiro”.
Nossa reportagem, que por dever do ofício, estará presente mais uma vez nos festejos de Canabravinha, evidentemente registrando a festa e todos os acontecimentos, que apesar de não se tratar ainda de campanha eleitoral, deseja acompanhar o povão se manifestando de forma pacífica e democrática. Além de captar imagens da festa tradicional, também dos dois movimentos particulares, de um lado, a SOFRÊNCIA, ritmo adotado pelo Vaqueirinho de Luxo e outras atrações que devem se apresentar para os amigos de Dr. Júlio, pré-candidato da oposição e de outro, o repertório pedido é o PISEIRO da banda D’Look, atendendo aos que organizam a brincadeira entre amigos da situação. Assim, ambos prometem ampliar o movimento, com eventos adicionais marcados para a o último dia de festa em Canabravinha, na próxima sexta-feira (02).
Sempre preocupado em seguir todas as normas que regulamentam o processo eleitoral, o vice-prefeito João Ricardo afirmou que aquela era uma visita normal, como cidadão paramirinhense, atendendo a um convite para rever amigos e se confraternizar com conterrâneos., deixando claro que o momento de se fazer campanha ainda chegará, Dr. João disse que é hora de festa, de alegria e confraternização. “Cada coisa no seu tempo adequado, assumimos a pré-candidatura, agradecemos o apoio de todos, mas, devemos obedecer ao que determinam as Leis. Por isso, irei prestigiar nossa gente, nossos irmãos de Paramirim, reafirmando que nosso momento de discutir os destinos desta terra chegará, isso está bem perto”. Encerrou o diplomático pré-candidato.