Oito mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão
Oito mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (4) em Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu. Deflagrada pela Operação Assepticus, a ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra instituições bancárias. Segundo a Polícia Federal, as investigações – que começaram em 2016 através de provas e delações obtidas durante a Operação Ali Babá – apontaram desvios de mais de R$ 10 milhões. Servidores públicos e despachantes participam da trama.
A apuração começou em 2016. Conforme a PF, os investigados forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos. Dessa forma, simulavam faturamentos e rendimentos de grande soma, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitando a obtenção de empréstimos vultosos que jamais eram quitados. Cerca de 100 policiais federais participam da ação.
Outros mandados são cumpridos em Fortaleza, no Ceará. Os mandados são expedidos pela 1ª Vara Federal de Feira de Santana. Os acusados vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.