O ministro da Casa Civil estará na supervisão do programa que deve acabar com os “elefantes brancos” espalhados pelos municípios, os quais serão elencados pelos prefeitos.

Uma ótima notícia para os prefeitos dos diversos municípios brasileiros, que possuem obras federais ou estaduais paralisadas. Os chamados elefantes brancos, que foram abandonados por uma série de fatores, seja por malversação dos recursos destinados a outras gestões, problemas burocráticos, impedimentos técnicos e jurídicos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reiterou ontem que o governo está aberto para receber apoio dos governadores na retomada destas obras que estão paralisadas no País ou inacabadas. A declaração aconteceu durante evento para lançamento do aplicativo Mãos à Obra e anúncio de repasse do valor destinado à merenda escolar. O evento ocorre no Palácio do Planalto e conta com a participação de prefeitos.

Tido como um tocador de obras, Rui Costa explicou que algumas informações sobre as obras já estão disponíveis na plataforma que será criada pelo governo federal. Caberá aos prefeitos, eventualmente, complementarem os dados ou incluir algum projeto que não esteja previsto na base de dados. Talvez esse seja o caso de obras iniciadas com recursos federais e estaduais e abandonadas há décadas em municípios da nossa região. Prefeitos devem acionar suas assessorias para que realizem os levantamentos e a devida inserção destes fatos na plataforma do governo federal.

Reunido inclusive com alguns gestores municipal, Rui informou ainda que, “Se faltou alguma obra, vocês terão a opção de acrescentar. No momento adequado, chamaremos todos os prefeitos para assinar termos para retomar obras”, disse ele. “Queremos estimular que os governadores participem desse esforço de retomada. Vamos abrir a possibilidade de governadores que queiram ser parceiros participar desse esforço.”