Oposicionista lidera com folga na sede, nos Distritos e maiores povoados da área rural, a pré-candidata apoiada pelo prefeito, obteve o maior índice de rejeição.
Após outras empresas terem realizado e divulgado pesquisas de intenção de votos em Rio de Contas, cujos resultados apresentaram grande disparidade, provocando dúvidas na sociedade, o Jornal O Eco, que há décadas atua nesse ramo e que inclusive, teve seus prognósticos confirmados nas urnas do município na eleição municipal passada (2020), cumprindo com o seu compromisso de levar a verdade dos fatos, colaborando com a transparência nesse momento importante para a democracia, restando 36 dias para o início do ano eleitoral, o Instituto realizou mais um levantamento estatístico no município nos dias 20 e 21 de novembro de 2023.
A pesquisa foi realizada por iniciativa própria da empresa – O Eco Instituto de Pesquisas CNPJ: 11.134.397/0001-20, CONRE Nº 8377. ouvindo 323 pessoas da sede e comunidades rurais de Rio de Contas, pelo sistema de amostragem. O intervalo de confiança desse levantamento estatístico é de 95% ou 0,05 de significância. Erro padrão 5%. O objetivo foi avaliar a atual gestão municipal e potencialidades políticas que declaram o desejo de disputar o cargo de prefeito em 06 de outubro de 2024. O Jornal obedeceu a todos os critérios legais no que diz respeito a esse tipo de atividade.
De acordo com o resultado obtido, na questão que trata da intenção de voto estimulada, quando são apresentados os nomes dos postulantes ao cargo de prefeito, se as eleições municipais fossem hoje, o atual vereador e pré-candidato pela oposição, Célio Evangelista, aparece na frente e segundo a pesquisa, obteve 52% das intenções de voto, enquanto a segunda colocada, atual vice-prefeita que é pré-candidata apoiada pelo prefeito, pontuou com 30% das intenções de voto, Uma parcela de 2% não votaria em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 16% dos entrevistados, não souberam ou não quiseram opinar. Quanto à avaliação da atual gestão, o atual prefeito Cristiano Azevedo recebeu 34% de aprovação com menções entre ótima e boa, enquanto a maioria, 37% considera que a administração é regular, outros 27% afirmam que a gestão é ruim ou péssima. 2% não souberam ou não quiseram opinar.
Ressaltamos que, assim como nos demais pleitos eleitorais do passado, O Eco permanecerá atuante, monitorando e apresentando com responsabilidade seus prognósticos, colaborando assim, com a transparência na divulgação da opinião popular nos municípios da região de atuação do Grupo de Comunicação. A pesquisa avaliou também, o nível de aprovação da atual gestão de Cristiano Azevedo, que como se pode conferir nos gráficos, apresenta hoje um maior percentual de indicações como regular. Diante de uma disputa que se desenha polarizada, o jornal quis saber se o entrevistado votaria em um candidato indicado por alguém, ou pelas propostas apresentadas. O resultado apurado indica que 86% declaram intenção de votar em quem tem melhores propostas. Apenas uma parcela de 8% afirma que votaria por indicação de alguém, exatos 6% não souberam ou preferiram não opinar.