O Jornal O Eco desafiou poderosos, enfrentou embates judiciais, para divulgar a verdade das pesquisas que foram confirmadas pelas urnas em Macaúbas

Contrariando os interesses de aliados de Jerônimo Rodrigues, O Eco suportou pressões intensas do grupo oposicionista de Macaúbas, tendo inclusive enfrentado processo judicial, protocolado pelo grupo do ex-prefeito Amélio Costa, que objetivavam impedir a divulgação da verdade nas eleições municipais. Mantendo-se firme, com o propósito de levar a verdade, monitoramos o município com pesquisas eleitorais e, após vencermos a batalha judicial, provando toda seriedade e competência, divulgamos a pesquisa que apontava a reviravolta que estava por vir no pleito do último dia 06 de outubro.

Nossa postura e atitude digna, surpreendeu muita gente e estabeleceu um marco na história do município, encarando poderosos, ignorando chantagens e até ameaças, publicamos os resultados que ao final, foram confirmados nas urnas. O prefeito Aloísio, que sequer tinha conhecimento do levantamento estatístico, acabou sendo reeleito com uma margem muito próxima da divulgada pelo Jornal O Eco. Esse foi um dos diversos episódios que exigiram coragem, determinação, discernimento e acima de tudo, compromisso inabalável de informar com responsabilidade.

No comparativo entre os gráficos e o resultado final das urnas, pode-se concluir que apesar de pesquisa de intenção de voto, não ter obrigação de cravar os números finais de uma eleição, servindo apenas como parâmetro de momento durante a disputa, nenhum Instituto se aproximou tanto, dentro da margem de erro, dos números oficiais divulgados pelo TSE. Esse legado que já se estende por seis pleitos municipais, desde que se tornou obrigatório o registro de pesquisas eleitorais, é recorde em toda a região, cuja reputação se amplia a cada ano, ganhando territórios em todas as regiões do interior baiano.

O prefeito Aloísio Rebonato, que iniciou sua gestão galgando a cada dia novas experiências e buscando se aperfeiçoar, com o desejo de acertar, prova que conseguiu alcançar a confiança da maioria dos eleitores macaubenses e agora, muito mais preparado, deve fazer um segundo mandato exemplar. Afinal, esse é o desejo dos 14.669 que o elegeram, bem como dos que não votaram nele, mas, possuem a esperança e o direito de serem bem servidos pelo poder público municipal. Estaremos acompanhando, cobrando, elogiando e colaborando para que o prefeito acerte em suas decisões e a população de Macaúbas seja a maior beneficiada com essa vitória