Eures foi eleito no último dia 25 de janeiro para o biênio 2017/2018 - Foto: Luan Santos | Ag. A TARDE
Eures foi eleito no último dia 25 de janeiro para o biênio 2017/2018
 
O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), tomou posse na tarde desta quinta-feira, 16, da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Eleito no último dia 25 de janeiro, Ribeiro ficará à frente da entidade, que representa os municípios baianos, no biênio 2017/ 2018.
 
De acordo com Eures Ribeiro, 96 questões municipalistas tramitam no Congresso precisam da união dos prefeitos. A principal pauta é a derrubada do veto do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Atualmente, todo o valor arrecadado com ISS vai para Barueri, em São Paulo.
 
Um projeto de lei aprovado no Congresso prevê a redistribuição do imposto para os municípios onde houve consumo. No entanto, o presidente Michel Temer (PMDB) vetou o projeto.
 
Outra bandeira dele é tem relação com a Coelba. Segundo ele, a taxa de iluminação pública, que é um imposto municipal, vai direto para a Coelba e não fica nas contas das prefeituras.
 
"Esta prática tem sido repetida há anos e anos, de forma irregular, e nós, gestores, estamos sendo passivos. Queremos que esse dinheiro vá para uma conta da prefeitura e, depois, o próprio município repasse à Coelba o que for devido a ela", afirma Ribeiro.
 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 
Integrante do atual conselho da UPB, o prefeito de Érico Cardoso, Dr. Érico Cardoso de Azevedo, esteve presente ao cerimonial de posse, acompanhado dos vereadores Erivelton e Dr. Léo. Érico acredita que o novo presidente irá conseguir muitos avanços para os municípios, dentre os quais, um maior equilíbrio na revisão e distribuição de repasses constitucionais.
 
Em seu pronunciamento, o governador Rui Costa disse que a UPB “está com muita sorte porque sai uma excepcional gestora, política e guerreira e entra um iluminado prefeito, que foi reeleito com 78% dos votos, expressivo e simbólico. Isso mostra sua condição à frente de Bom Jesus da Lapa”. Falou da importância da ferramenta que é o consórcio. “Somos ricos em potencial e pobre em arrecadação e precisamos do consórcio para entregar serviço público de qualidade ao povo. Podem contar comigo na luta e parceria naquilo que construiremos juntos”.
 
 A solenidade de posse reuniu diversas autoridades, entre elas o governador da Bahia, Rui Costa; o vice-governador João Leão; presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) Conselheiro Inaldo da Paixão; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Conselheiro Francisco Netto; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel; os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata; o defensor público Clériston Cavalcante de Macêdo; deputados estaduais e federais, secretários estaduais; e municipalistas de um modo geral.
 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e terno
 
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé, terno e casamento
 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno, listras e área interna