Governador Jerônimo ainda não definiu o local, e Secretaria de Saúde não confirmou decisão
O Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, segue insistindo em levar para seu município o Hospital Regional prometido pelo governador Jerônimo Rodrigues ao Vale do Paramirim, uma das regiões mais carentes de assistência médica de média e alta complexidade na Bahia.
Após uma reunião recente com a Secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, Fabrício tentou, mais uma vez, vender a ideia de que a decisão já estaria tomada. Em suas redes sociais, divulgou vídeos afirmando que Brumado possui todas as características necessárias para receber o hospital e que o processo estaria próximo da conclusão.
No entanto, o vídeo divulgado pelo próprio prefeito não traz em nenhum momento qualquer afirmação da secretária sobre a escolha de Brumado. Roberta Santana, como é de conhecimento público, não tem competência para bater o martelo sobre o local, decisão que cabe exclusivamente ao governador Jerônimo.
Além disso, o próprio governador, em entrevistas anteriores ao jornal O Eco, reconheceu que a escolha deve priorizar o Vale do Paramirim, justamente por ser uma região historicamente desassistida nesse tipo de atendimento. A reivindicação é reforçada constantemente por prefeitos, vereadores, lideranças políticas e pela população de diversos municípios da região.
A importância do Vale do Paramirim: O hospital é um sonho antigo de uma extensa região que engloba municípios como Oliveira dos Brejinhos, Boquira, conhecida como “a cidade mais lulista da Bahia”, Paramirim, Macaúbas, Ibipitanga, Ibitiara, Rio do Pires, Caturama, Tanque Novo, Botuporã, Érico Cardoso, Livramento, Rio de Contas, Jussiape, entre outros.
Essas cidades dependem atualmente de longos deslocamentos, muitas vezes superiores a 200 km, para acessar serviços de saúde de média e alta complexidade. A expectativa é que o hospital seja construído em uma cidade estratégica, como Paramirim, Livramento ou Macaúbas, que oferecem melhor localização e logística para atender toda a região.
Vale lembrar que Brumado já possui uma estrutura de saúde relativamente consolidada, além de estar próxima de Guanambi, onde funciona um Hospital Regional que atende também municípios como Malhada de Pedras, Lagoa Real e Caculé. Levar esse novo hospital para Brumado, além de ser tecnicamente questionável, seria considerado um retrocesso e uma grande injustiça com a população do Vale do Paramirim.
O fato concreto é que o estudo de viabilidade, conduzido por determinação do Governo do Estado, ainda está em andamento. Não há qualquer definição oficial que aponte Brumado como a cidade escolhida, como tenta fazer crer o prefeito Fabrício.
A expectativa é de que o governador Jerônimo Rodrigues, sensível às demandas dos territórios, tome uma decisão justa e que valorize o Vale do Paramirim. A convicção dos gestores, parlamentares e moradores da região é de que o Hospital Regional precisa, e deve, ser instalado onde, de fato, há maior carência desse equipamento público.