Dificilmente um gestor municipal, em início de mandato, enfrentando diversas dificuldades, dentre as quais a perca absurda de repasses do FPM, iria à câmara de Vereadores, diante de uma grande plateia, para ser sabatinado de todas as formas possíveis. Isso foi o que aconteceu no município de Érico Cardoso no último dia 06 de maio, em sessão especial, os vereadores receberam além do prefeito, Secretários Municipais e grande quantidade de moradores, em um acontecimento histórico, onde por mais de três horas, o prefeito Dr. João Paulo (PT), encarou os edis, a população e de forma humilde, porém, corajosa, respondeu a cada questionamento com honradez e transparência, expressando a verdade dos fatos, eliminando de uma vez as dúvidas e boatos, detalhando obras, esclarecendo polêmicas levantadas por conta dos ajustes necessários que a administração está realizando para se adequar a uma nova realidade, tendo que cortar na carne, inclusive envolvendo demissões de contratados.
Apesar de Érico Cardoso estar num momento de grandes avanços em diversas áreas da administração, sendo um dos poucos municípios que neste momento possui uma grande quantidade de obras realizadas e em fase de conclusão. O prefeito Dr. João Paulo, homem religioso, íntegro e sincero, diante do sério problema de centralização de recursos e a consequente diminuição dos repasses constitucionais aos municípios, buscou se organizar e até se antecipar, com ações que irão prevenir o colapso total da administração, especialmente quanto ao quadro de pessoal. Segundo o próprio prefeito, um vício que vem há anos, inchando o poder executivo, chegando neste momento num ponto intolerável. – “Ou o prefeito toma decisões corretas, ajustando, enxugando o quadro funcional, ou será ele o condenado pela paralisação do município e consequentemente arcará com as penalidades da Lei de Responsabilidade Fiscal” resumiu.
Vale aqui ressaltar a posição digna dos vereadores, que, deixando de lado ideologias políticas, questionaram o prefeito em assuntos de interesse da população, cumprindo com o papel correto de fiscais do povo. A população presente ao evento inusitado, inicialmente inquieta e alguns até indignados com a possível perca do emprego temporário (contratados), foram aos poucos se inteirando da real situação e mesmo sentindo os efeitos destas difíceis decisões, aceitaram pela atitude invejável do prefeito do município, em ir de livre e espontânea vontade, esclarecer na casa do povo, a sua posição como administrador de um município de pequeno porte, carente de recursos e que não pode atrair para o poder público todos os problemas pessoais de cada cidadão.
Existiam boatos de que líderes de oposição tencionavam utilizar-se de pessoas do povo, para tumultuar ou vaiar o prefeito e sua equipe, pensando obter vantagens políticas de um momento delicado e sério, enfrentado não somente por Água Quente, como também por todos os municípios da Bahia e do Brasil. Porém, esse intuito, se existiu, caiu por terra, pois todos que ali estiveram inclusive a imprensa perceberam que o gestor estava revestido da verdade, com autoridade de quem quer o bem de sua terra. Dr. João Paulo, conseguiu por esclarecer, aos vereadores e a população, que suas ações estão corretas, se colocando à disposição para novas discussões sobre assuntos ali tratados, como o problema de abastecimento de água, o caso dos contratados, dentre outros. O prefeito foi além ao declarar que gostaria de ter mais encontros como este, bem como, convidou os vereadores de situação e oposição para uma parceria mais próxima, com reuniões periódicas, onde serão debatidos de forma aberta problemas e soluções para cada comunidade.
Apesar dos debates acalorados, prevaleceu a paz, a harmonia entre os poderes e acima de tudo, ficou uma lição de civilidade e democracia plena, quando o gestor que não teme, nem foge do povo, provou mais uma vez que seus propósitos são os mesmos dos mandatos anteriores, quando escreveu seu nome na história da sua terra. Não somente como líder que mais tempo exerceu o comando do executivo, como recordista de obras e ações benéficas para o seu povo.
Aplaudido pelos presentes, no encerramento da sessão, o prefeito resumiu seus sentimentos: “Como cristão e como homem público de coração sensível aos problemas que afligem meus conterrâneos, sinto-me entristecido em ter que cortar na carne, para que o nosso município não caia na inadimplência. Porém, espero em Deus, que nos dê inteligência, para que consigamos superar estes obstáculos. Vamos continuar esse trabalho bonito, trabalho de quem ama Água Quente de verdade. Vamos trazer mais investimentos para a cidade e comunidades rurais, pois Água Quente está destinada a um grande futuro. Porque o sonho de Dr. João Paulo é também o sonho do povo, nossa administração não perde tempo com a política do atraso, do radicalismo. Em respeito à nossa terra, vamos trabalhar com seriedade e honestidade. E nesse quarto mandato vamos fazer muito mais. Estamos dando o valor que essa terra merece, resgatando a autoestima do povo. O prefeito de uma cidade não tem que mandar ou perder tempo com intrigas políticas: “o prefeito nada mais é que um trabalhador, um servidor do povo”, disse emocionado com o carinho e admiração dos presentes.”
Estão de parabéns o presidente da Câmara Municipal, vereador Erivelton, bem como os vereadores Klinger Wanderlei, Silvar, Dr. Léo, Izael, Ney Chaves, Antônio Carlos, Hélio (Bél) e Aurélio.
Dentro em breve, estaremos disponibilizando no site da TV O Eco (www.tvoeco.com.br), as imagens deste acontecimento que entrará para a história do município de Érico Cardoso.