Phelipinho, demonstrou habilidade nas articulações com os prefeitos associados e obteve maioria de votos, derrotando o prefeito de Guajeru, Jilvan Teixeira Ribeiro, que era apoiado pelo ex-presidente Cristiano Azevedo.
A equipe de reportagem do Jornal O Eco, esteve acompanhando na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Policlínica Regional de Brumado, a assembleia geral e eleição da nova diretoria que comandará o Consórcio Público de Saúde da região, pelos próximos dois anos. Com a presença de 19 prefeitos ou representantes dos municípios associados, o encontro foi marcado por muita expectativa e até certa tensão, visto que a disputa se estabeleceu de forma acirrada entre os dois prefeitos pleiteantes ao cargo de presidente.
De um lado, o prefeito de Guajeru, Jilvan Teixeira Ribeiro (PSD), que era apoiado pelo então presidente da entidade, o prefeito de Rio de Contas Cristiano Azevedo, que juntos tentaram convencer os associados de que a atual gestão devia ter continuidade, através da eleição de Jilvan. Por outro lado, o jovem prefeito de Ituaçu Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), que se lançou com o propósito de renovação na gestão do Consórcio de Saúde, contando com o apoio da maioria, como ficou comprovado no resultado da eleição. Phelipinho, conseguiu articular melhor e convencer maior número de colegas para o seu projeto.
Vale ressaltar, que a região de Livramento de Nossa Senhora e Vale do Paramirim, foi decisiva para a vitória do novo presidente, que em sua fala, agradeceu a confiança dos que depositaram votos em sua chapa que se sagrou vencedora. O Consórcio Regional de Saúde, que tem como sede a cidade de Brumado, administra também a Policlínica Regional e congrega os seguinte municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
Juntos, o Consórcio e a Policlínica possuem importante papel na oferta de equipamentos e serviços de saúde de média complexidade para a região, beneficiando os municípios também no que diz respeito à aquisição de medicamentos e insumos de forma conjunta. A assembleia, contou com a presença dos prefeitos dos municípios consorciados e do representante da coordenação estadual dos consórcios regionais, Nelson Portela.
Ao comentar o resultado, Phelipinho enfocou que: “foram doze votos firmes comigo e leais para me colocar como presidente do Consórcio Regional de Saúde. Estou muito feliz, quero levar o modelo de gestão que está sendo executada em Ituaçu para o Consórcio”. O novo presidente informou ainda que irá trabalhar em prol dos 20 municípios que integram a instituição, especialmente, no que se refere à busca pela construção de um Hospital Regional, a fim de suprir a demanda e o vazio assistencial na região. Nesse sentido, o prefeito esclareceu que o consórcio está acima da policlínica regional e existem outras demandas importantes a serem preenchidas além da unidade. “Da minha parte não faltará dedicação”, finalizou.
Com a vitória diante de tão importante disputa na macrorregião, se consolida o crescimento político do jovem prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, que juntamente com outros lideres regionais, ampliam as expectativas de conquistas inéditas para a região da Chapada, Sertão Produtivo e Vale do Paramirim.