Novo levantamento estatístico demonstra consolidação do grupo da situação e esmagadora liderança do atual prefeito que não deve ter dificuldades em eleger seu sucessor em 2024.
Assim como nos demais municípios de atuação do Jornal O Eco, os bastidores políticos em Caturama estão fervilhando neste período após os festejos juninos, quando as atenções se voltam para o principal assunto do momento, que é a sucessão municipal de 2024. O atual mandatário, já reeleito, fez história! Agora, o desafio do próximo gestor, é superar Dr. Paulo, em obras, carisma e excelente popularidade. Missão muito difícil. Uma vez fora da disputa de 2024, o prefeito busca conduzir o processo de sucessão com todo respeito, consideração e cuidado, para corresponder às expectativas de todo grupo vitorioso que ele comanda. Mesmo obtendo excelente avaliação, Dr. Paulo não impõe e aguarda o momento certo para anunciar o candidato do grupo.
A população de Caturama espera e confia na decisão do prefeito que, acima de tudo, quer a unidade e a continuidade do progresso, zela pela manutenção do equilíbrio econômico e financeiro alcançado, pela credibilidade de Caturama. Dr. Paulo sabe que, obrigatoriamente, terá a missão de indicar um nome do grupo para a sucessão. Mesmo ainda restando um ano e três meses para as disputas locais, com a coisa aquecida internamente, é impossível não se falar em sucessão. Existem dois nomes de peso, gente de bem, que almeja ser indicado. No entanto, essa é uma decisão que o gestor quer realizar com o máximo de coerência, mantendo a unidade e a mesma transparência. Os dois nomes postos no grupo situacionista, são capazes e possuem a aprovação da população, como está explícito no resultado da pesquisa realizada pelo jornal O Eco.
O acirramento interno nos grupos situacionistas não é uma exclusividade de Caturama, já estamos vivenciando esse clima de disputas nos bastidores em praticamente todos os municípios da nossa área de atuação. O calor das discussões já é tido como natural, exceto em algumas situações, quando os exageros e até posturas que fogem à conduta ética entre os concorrentes, ultrapassam os limites do razoável. Observa-se que a ansiedade de eventuais pré-candidatos, já provocam situações delicadas, manifestações precoces e até divulgação de “coisas inverídicas” como constatou o Instituto O Eco.
A pesquisa realizada pelo jornal O Eco entre os dias 10, 11 e 12 de julho de 2023, ouvindo 380 pessoas pelo sistema de amostragem, obedecendo rigorosamente todos os critérios do Conselho Regional de Estatística, Sob o nº 8377, entidade reguladora que confirma nosso registro desde 2008, indica uma excelente aprovação da atual gestão de Dr. Paulo Mendonça, que alcançou 78% entre ótima e boa, sendo que, 82% dos entrevistados, afirmam que o prefeito está cumprindo totalmente com as suas promessas de campanha. Diante dos números apurados, é possível afirmar que, essa aprovação se reflete nas intenções de voto, tanto espontânea, quanto estimulada, quando o candidato do prefeito Dr. Paulo Mendonça, obtém nada menos que 76% das intenções de voto dos entrevistados, enquanto o provável candidato da oposição, apoiado pelo ex-prefeito Hugo Mendonça, pontua com apenas 3%.
O bom momento do grupo liderado pelo jovem médico Dr. Paulo Mendonça, é explicitado também quando o Instituto O Eco, apresenta cenários onde constam nomes de prováveis pré-candidatos da situação e da oposição. É notório que todo o prestígio alcançado pelo atual prefeito. O atual vice-prefeito e pré-candidato Antônio Leão, aparece na frente, seguido de perto pelo competente Secretário de Finanças e figura muito estimada pela população Lego Mendonça. Segundo os números da questão estimulada, Tõe Leão teria hoje, 43% das intenções de voto, enquanto o Secretário Lego Mendonça teria 33%. Ou seja, o prefeito Paulo consegue transferir exatos 76% das intenções de voto. Independentemente de quem seja o candidato. De acordo com especialistas políticos, são enormes as possibilidades de o prefeito fazer sucessor em Caturama.
Diferentemente de boa parte dos demais municípios, em Caturama prevalece a postura de união do grupo situacionista, que muito bem comandado pelo atual prefeito, não se envaidece, mesmo em momentos de difíceis decisões. A pesquisa do Jornal O Eco, deixa evidente que apesar de oportunistas tentarem plantar a discórdia, ou pressionar uma decisão precoce, a população está unida e atenta, para que todo processo seja executado em harmonia, zelando para que Caturama não se desvie dos caminhos do progresso. Em síntese, a bola está com o líder, prefeito aprovado e reconhecido pela maioria esmagadora. Caberá a ele, no momento adequado, optar pela melhor escolha, Dr. Paulo Mendonça possui o aval para indicar o seu sucessor.