Dom Basílio é um dos poucos municípios baianos a ter as contas do ano passado já aprovadas pelo Tribunal
Talvez pela agilidade e eficiência da equipe de gestão em apresentar para a apreciação do TCM as contas da Prefeitura Municipal de Dom Basílio, todo o processo já foi analisado pelos técnicos e encaminhado para julgamento dos conselheiros, que opinaram pela aprovação das contas pelo 7º ano consecutivo dos dois mandatos do prefeito Roberval de Cássia Meira, restando apenas para o ano que vem, a análise deste exercício de 2024. Com isso, o gestor passa a ser também um recordista, não somente em aprovação das contas, com na agilidade com que isso ocorreu.
A excelente notícia foi publicada na tarde desta quinta-feira (07), logo após o final da sessão de julgamento, quando os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram à câmara de vereadores a aprovação da prestação de contas anual da prefeitura de Dom Basílio, referentes ao exercício de 2023. Lembrando o dito popular: “tudo que começa bem, tende a terminar bem”. Mais uma vez, fica evidenciado o esmero, respeito pelos recursos público e acima de tudo, competência foi a marca registrada ao longo dos dois mandatos do prefeito Roberval, referência para a Bahia.
Como não poderia ser diferente, o gestor se mostrou muito satisfeito com a 7ª aprovação das contas de governo, interpretando a decisão do colegiado como mais uma prova inconteste de que é possível fazer muito e dentro dos parâmetros legais, obedecendo regramentos estabelecidos. O gestor ressaltou que “os investimentos históricos realizados em prol da população, ocorreram dentro de um padrão de excelência e responsabilidade, indicativo de que o trabalho realizado em favor do povo de Dom Basílio sempre esteve no caminho certo, priorizando as políticas públicas essenciais para uma melhor qualidade de vida para os munícipes, que mais uma vez, reconheceram nas urnas esse projeto”, celebrou o prefeito.
Roberval, que deixa a prefeitura em 31 de dezembro, tendo feito sucessor com uma vitória esmagadora, é uma das figuras políticas em ascensão com muito bom trânsito em diversos grupos políticos de cidades do interior baiano, estando inclusive com o seu nome cogitado na base do governo de Jerônimo, como forte liderança no sertão produtivo, Vale do Paramirim e Chapada, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Apesar de declinar sobre o assunto, Roberval sabe que se isso ocorrer, ele tem o apoio de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças, especialmente se de fato ocorrer a candidatura da sua amiga e parceira Ivana Bastos à Câmara Federal. Essa é a expectativa cada vez mais forte, pelo menos nas conversas de bastidores do meio político regional.