Município atingiu nota máxima na adoção de políticas e práticas de gestão comprometidas com as metas de alfabetização de crianças na idade apropriada.

Desde o seu primeiro mandato, o prefeito  Humberto Raimundo (Beto), sempre teve a educação de Ibipitanga como prioridade, sendo que nos últimos quatro anos do seu terceiro mandato, essa área se destacou ainda mais por diversas iniciativas positivas desenvolvidas pela gestão municipal, pela dedicação, criatividade e empenho do Secretário Municipal de Educação Valdir Barbosa, que, com o apoio direto do vice-prefeito Maurício Mendes (Baíta), também professor de formação e um entusiasta na busca da excelência no ensino desenvolve brilhante trabalho na pasta. “Ibipitanga alcançou o reconhecimento máximo dentro das regras impostas pelo Ministério da Educação MEC, por termos a convicção de que somente através da educação, é possível modificar realidades e impulsionar o desenvolvimento pessoal e coletivo”. disse Baíta.

O feito, nada mais é que um reflexo de todo esforço, que foi desenvolvido de forma coletiva e o reconhecimento público é a certeza de que as ações foram acertadas. “O Selo Ouro Nacional do Compromisso com a Alfabetização”, que foi entregue ao prefeito Beto, ao vice-prefeito Baíta,  e ao Secretário de Educação Valdir, no encontro aqui em Brasília, representa os frutos positivos das ações conjuntas, que preparam os pequenos para um futuro de sucesso. Essa premiação, iniciativa do Ministério da Educação, integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e atesta boas práticas da secretaria de educação municipal, que, desde os primeiros anos escolares, garantiram o direito à alfabetização e foram reconhecidos nacionalmente”. Enfocou o Secretário Valdir. A cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda-feira (10), na capital federal.

Importante ressaltar que o selo foi concedido a municípios que atingiram a nota máxima em critérios estabelecidos pelo MEC. Entre os fatores avaliados, destacam-se a colaboração entre os entes federativos, a implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização, a formação continuada de professores e gestores, além da oferta de materiais didáticos adequados. Essa conquista evidencia o compromisso de Ibipitanga com a qualidade do ensino e a alfabetização. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação, Camilo Santana, além de governadores e gestores de educação. O prefeito Humberto Raimundo, emocionado, declarou: “É com muita alegria que recebemos oficialmente este selo que reconhece os esforços e ações da nossa educação municipal. Esta conquista é resultado do trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação.” Lembrou o prefeito.

Beto enfatizou ainda, que essa é uma vitória de toda a comunidade escolar e ressaltou a importância da alfabetização para o futuro das crianças. “Cada aluno alfabetizado é um passo importante para o desenvolvimento da criança, que dentro em breve, estará integrada à sociedade profissionalmente ativa e com condições de buscar o seu espaço com mais dignidade, contribuindo assim para a elevação social, econômica e cultural de nossa cidade. Continuaremos a investir na educação, buscando sempre a excelência e o bem-estar dos nossos estudantes”, concluiu.

O cerimonial que possui visibilidade em todo o Brasil, visa o reconhecimento dos esforços realizados pelos municípios, estados e Distrito Federal em prol da garantia do direito à Alfabetização. Foram convidados para cerimônia de premiação, somente  os municípios que alcançaram o selo na categoria ouro. Na conversa com a reportagem do Jornal O Eco, Valdir lembrou que “este é sem dúvida um momento ímpar para Educação do nosso município, resultado de uma gestão comprometida com o trabalho e aprendizado de nossas crianças”. Ressaltou o Secretário.

Para avaliar as ações, o Ministério da Educação instituiu uma comissão responsável pela análise das iniciativas e pelo processo de classificação. O Edital nº 10/2024 trouxe regras para adesão e inscrição, bem como os critérios considerados. Para os municípios,  foram estabelecidos 20 parâmetros, todos organizados em cinco dimensões: ações de integração; institucionalização da política de alfabetização no território; implementação da política de alfabetização; ações de formação docente e distribuição de material didático.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o fim do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso prevê a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

VEJA VÍDEO NA PREMIAÇÃO: