Nilo Coelho de Guanambi e a estreante Sheila Lemos de Vitória da Conquista, estão encarregados de criarem “Instância Política” denominada Frente Integra Sudoeste (FIS).
Nos bastidores da política baiana, o assunto do momento, são as articulações da oposição ligada ao ex-prefeito de Salvador e seu partido (DEM), que segundo se apurou, prepara o que chamam de grande jogada de marketing, supostamente copiada da ideia de sucesso dos Consórcios de Desenvolvimento Regionais e os mais recentes Consórcios de Saúde, para alavancarem uma pré-campanha com maior participação de gestores e lideranças. Segundo informações que rolam nos bastidores, a ideia é convocar prefeitos aliados de cidades estratégicas, para proporem o que chamarão de Frente de Integração, pregando a união de prefeitos por região, com o intuito de arrebanharem adeptos a fim de discutirem e viabilizarem projetos de desenvolvimento em comum.
“Se não existissem os Consórcios e as experiências de sucesso como as Policlínicas e diversas ações já desenvolvidas pelos prefeitos através destes órgãos, essa até que seria uma excelente manobra para aglutinar prefeitos e lideranças, disfarçando o verdadeiro intuito pré-eleitoral de marqueteiros que escancaradamente, pongam nas ideias já implantadas, tentando vender o futuro através de ideias já lançadas. Isso é um tiro n’água.” Afirma um dos políticos influentes aliado do Governador. Observe que até a divisão da Bahia por territórios, eles nem disfarçaram, dizem que vão utilizar o mesmo modelo das regiões de saúde. Prefeitos e lideranças não são tão bobos assim”. Finalizou o político que prefere o anonimato.
Essa polêmica que promete aquecer o debate na pré-campanha, iniciou-se em nossa região, com o anuncio em conjunto do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), e a da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), que através da mídia, propuseram a criação da Frente Integra Sudoeste (FIS), na última sexta-feira (16). De acordo com as explanações, o objetivo é unir os municípios do sudoeste da Bahia em torno das demandas regionais. De acordo com os dois líderes políticos que apoiam ACM Neto, a FIS será uma instância política formada por gestores municipais que tem o objetivo de viabilizar grandes projetos e investimentos para à região. Além disso, é previsto que Vitória da Conquista seja o principal centro, pelas condições geográficas e pela estrutura já instalada.
Apesar de receber duras críticas dos apoiadores do grupo de Rui Costa e Jaques Wagner, está prevista a apresentação da proposta para os demais gestores regionais em reunião que deve acontecer no próximo dia (30), em Vitória da Conquista, inclusive com a participação de um convidado, o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Ainda não se anunciou, mas, há quem aposte na presença do ex-prefeito de Salvador e atual presidente Nacional do DEM ACM Neto. Segundo os organizadores, os municípios do Sudoeste têm inúmeras demandas comuns e vários projetos e ações que dependem do fortalecimento da região como um todo. Entre os investimentos apontados como fundamentais para impulsionar a economia e o desenvolvimento regional estão – barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116 e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).
Sem se aprofundar no caráter político da reunião, o experiente prefeito Nilo Coelho, que também é ex-governador da Bahia, afirmou que a parceria irá fortalecer a voz dos municípios do Sudoeste e lutar por causas em comum da região. “A Frente Integra Sudoeste vai fortalecer o grito dos gestores por pautas que há muito tempo precisam de mais atenção das esferas superiores dos governos estadual e federal. Iremos nos unir muito mais através desse movimento e avivar as forças com os demais colegas, indo em busca de recursos e projetos para destravar gargalos que afligem não só uma cidade, mais toda a região”, afirma Nilo. “Essa é uma pauta de total interesse coletivo de uma enorme gama da população do estado”, ressaltou o prefeito de Guanambi.
Já Sheila Lemos, prefeita que herdou o comando do executivo de Vitória da conquista, novata que ainda engatinha na gestão de uma das mais importantes cidades do interior, adota a ideia da Frente, puxando brasa para a sua sardinha e destacando que, por uma condição natural, a maior parte dos projetos passa por Vitória da Conquista ou teria a cidade como sede, em razão da estrutura existente e pelo fato de ser o centro econômico e de serviços mais forte, como cidade-polo da região, mas a proposta é unir as diversas demandas e ideias e o conjunto dos gestores avaliar e definir prioridades, a distribuição dos investimentos e até mesmo localização das bases dos projetos. Também a Prefeitura de Itapetinga já reforçou as intenções em prol do desenvolvimento regional. Autoridades públicas do município liderados pelo vice-prefeito Renan Pereira e o vereador Anderson Cruz, fizeram uma visita de cortesia a Sheila em Conquista, reforçaram as intenções de parceria entre as administrações em prol do desenvolvimento regional. “Queremos fazer parte das ações positivas, para que a gente possa transformar, e é dessa forma que a gente pensa em uma Bahia cada vez melhor.” Declarou o vereador Anderson Cruz, de Itapetinga.