Equipe da gestão municipal já divulga ações a serem adotadas através de decreto.
A Prefeitura Municipal de Boquira, que já havia cancelado a realização dos festejos alusivos ao aniversário da cidade, atenta para a pandemia do Coronavírus, que já possui casos confirmados no estado e municípios próximos, adota novas medidas para prevenir e proteger a população. O Prefeito Luciano e equipe administrativa comunicam que portarias estão sendo elaboradas e devem ser publicadas ainda hoje, contendo determinações e orientações dos órgãos da gestão municipal voltadas à conscientização da população sobre medidas de prevenção contra o Coronavírus.
Dentre as decisões que serão adotadas, constam suspensão de todas as reuniões e quaisquer outras atividades planejadas pelas Secretarias Municipais que resultem em aglomeração de pessoas; Elaboração de um Plano de Contingência, preparando a Secretaria de Saúde para atender aos eventuais casos suspeitos, etc. Apesar da Prefeitura manter as atividades administrativas essenciais no atendimento ao público, orienta a população a evitar aglomerações e somente procurar atendimento nos casos inadiáveis, a fim de assegurar todos os cuidados necessários à prevenção de contaminação pelo vírus.
Boquira é um dos primeiros municípios a expandir as medidas preventivas além da suspensão de aulas e eventos públicos. Afinal, a prevenção e orientações adequadas neste momento, são as medidas que estão ao alcance do poder público. Pedimos que em caso de sintomas de gripe, resfriados ou febres mantenham as crianças em casa, evitando assim o contágio às demais. As ações estão sendo definidas por uma equipe que envolve diretamente o Prefeito e praticamente todas as Secretarias municipais e representantes da sociedade civil, de forma democrática e participativa, atos que serão amplamente divulgados ao público, dentre os quais estão:
I– Suspender a realização de todos os eventos públicos em espaços de uso coletivo, como reuniões, festas entre outros;
II– Restringir ao estritamente indispensável a realização de reuniões presenciais de grupos de trabalho, devendo ser utilizada, preferencialmente, a forma de videoconferência ou outro meio eletrônico;
III– Cancelamento em definitivo das festas de aniversário de emancipação política do município;
IV- Suspensão das aulas na rede municipal pelo período de 15 dias a partir do dia 18 de março. Podendo ser esse período prorrogado de acordo com a necessidade;
Prevenir a contaminação é responsabilidade de todos nós