Gestão municipal capacitou equipe multidisciplinar, que atua em diversas frentes com resultados muito satisfatórios.

Desde que se instalou no país a pandemia do novo coronavírus, seguindo as orientações da OMS e demais normas adotadas na Bahia, o prefeito de Caturama, Médico Dr. Paulo Mendonça, consciente dos riscos e da sua missão de comando, baixou decretos, estabeleceu normas de isolamento social e acima de tudo, mobilizou servidores da saúde e demais áreas, para uma cruzada pela proteção da cidade e comunidades rurais. As iniciativas foram bem recebidas pela maioria absoluta da população, desde a distribuição de máscaras, instalação de um cronograma de higienização de prédios e vias públicas, barreiras sanitárias, monitoramento constante e a capacitação adequada dos profissionais da área, que a cada dia sentem-se mais preparados para enfrentar e vencer esse período nebuloso da história.

Um dos menores municípios da Bahia, consequentemente com recursos limitados, tem sido destaque pela boa gestão que resultou em grande volume de obras já realizadas, ações e benefícios para as famílias da sede e área rural. Nesse momento de crise, a prefeitura reafirma o compromisso de proteger e realizar ações para amenizar os transtornos causados pela pandemia. O prefeito Dr. Paulo Mendonça, que comanda toda a cruzada pela saúde do povo de Caturama, acolhendo especialmente os mais vulneráveis, salienta que apesar dos cuidados adotados pelo poder público, a melhor medida de proteção é o isolamento social na medida do possível, uso da máscara de proteção e higienização constante das mãos.

Confirmando o sucesso de mais uma capacitação oferecida aos servidores, o gestor lembrou que na oportunidade, foi discutida a atualização do protocolo da OMS – Organização Mundial de Saúde, recomendado para atender a população numa possível infecção pelo novo coronavírus.  A capacitação teve objetivo de preparar a todos para enfrentamento da situação que envolve o novo coronavírus. Temas relacionados à identificação de casos suspeitos, ética e compromisso quanto as informações, atendimento, formas de prevenção, quarentena, isolamento, segurança da equipe foram abordados durante a capacitação.

O Médico Dr. Osnir Ferreira, palestrante da ocasião, lembrou que “não é momento de pânico, mas sim de nos prepararmos para enfrentar com responsabilidade a situação que estamos vivenciando no mundo. Os treinamentos e capacitação são fundamentais para passarmos pela turbulência com mais eficiência e eficácia”. Exortou as equipes do Hospital, Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Samu, que marcaram presença no evento. Ao final, parabenizou a todos os profissionais de saúde e demais colaboradores, que estão na linha de frente no combate à essa Pandemia.

Caturama se destaca pela excelência dos trabalhos da Secretaria de Saúde, que em parceria com a Vigilância Epidemiologia, realizam ações permanentes de desinfecção, inclusive nas comunidades rurais. Vale frisar, que todo o corpo de servidores segue colaborando, com ênfase para a Assistência Social, que atua paralelamente com a saúde, assegurando direitos, e amparando as famílias em situação de vulnerabilidade. “Esse é o caminho! União em torno de um foco em comum, que é a prevenção. Juntos vamos vencer este mal que aflige cada cidadão caturamense. Com a colaboração de cada um, nossos esforços com certeza alcançarão êxito”.  Disse o gestor.