Gestão mantém contato direto com a população através de canais de acesso a ouvidoria.

Desde o primeiro momento em que se instalou a pandemia no País, antes mesmo de deflagradas as diversas ações em todos os municípios do Brasil, a Prefeitura de Ibipitanga, na pessoa do gestor Edy Pan, da Secretaria de Saúde e demais órgãos que compõe o comitê de crise, buscam atuar incessantemente na prevenção e combate a COVID-19, bem como, informar com transparência a população, sobre fatos e situações, com boletins diários.

Para melhor eficácia na cruzada contra a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde, buscou diversificar a atuação dos profissionais, organizando turmas multiprofissionais e intersetoriais, para dar suporte ao maior número possível de ibipitanguenses, da sede e dos diversos povoados rurais. Aperfeiçoando a cada dia a comunicação entre moradores e a coordenação do comitê, a central atenderá pelo contato: (77) 9 9137 3988, esclarecendo dúvidas e atualizando a cada dia a situação real no município. A Equipe esclarece que os eventuais atrasos nos diagnósticos de amostras coletadas, se dá devido à crescente demanda no LACEM em Salvador.

Além da barreira sanitária e todos os procedimentos de praxe, o serviço poderá oferecer suportes que incluem até pré-consulta virtual para esclarecimentos sobre o coronavírus. Todas as pessoas que porventura tenham dúvidas sobre a doença ou procedimentos a serem adotados, poderão entrar em contato via central telefônica. Uma equipe ficará à disposição para orientar a população, inclusive com um plantão psicológico, com profissionais especializados dando suporte aos que necessitam, em especial, idosos, pacientes com suspeita e pacientes em pânico.

Além da ouvidoria sobre o Coronavírus, a Prefeitura mantém um comitê permanente de monitoramento diário, acompanhando de perto cada caso suspeito ou qualquer informação que deva ser repassada à população, garantindo o acolhimento necessário, e alerta a todos quanto as medidas de prevenção.