Reservatório com capacidade para 24 milhões de metros cúbicos, já foi principal fonte da região e volta a armazenar água potável.
Uma brilhante iniciativa do prefeito de Macaúbas Amélio Costa Júnior(Amelinho), que através de parceria firmada com a CODEVASF, com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Sérgio Brito, consegue recuperar um dos maiores reservatórios de água do município. A famosa Barragem do Açude, nos tempos áureos era fonte principal de abastecimento daquela região. A decadência se deu em consequência da exploração humana sem observação dos limites de preservação e consumo, o que provocou a degradação de todo perímetro ao longo dos anos. Como resultado, observou-se de forma atônita, o esvaziamento total e destruição dos canais de abastecimento.
Obra de grande vulto e indiscutível importância para uma região carente, todo o complexo esteve abandonado por décadas. Após uma série de estudos promovidos pela prefeitura, com a participação da Câmara Municipal de Vereadores, técnicos, produtores locais e a sociedade, finalmente em novembro de 2019, teve início as obras de revitalização, que incluíram o desassoreamento da lagoa e de 12 quilômetros do canal que se inicia na ponte do Riachão do Peixe, estendendo-se até a Lagoa do Tamboril. De acordo com o projeto, essas obras irão assegurar o escoamento das águas da chuva, que devem se acumular no maciço da barragem.
Com as obras orçadas em R$ 782.897,68 (setecentos e oitenta e dois mil oitocentos e noventa e sete reais e oito centavos) já na fase de conclusão, as expectativas são as melhores, tanto no que diz respeito ao abastecimento humano, como a dessedentação animal, além das esperanças de se fomentar a produção agropecuária e a implantação de sistemas adequados para a piscicultura, uma vez que a barragem do açude já foi símbolo de fartura nestas atividades. Com a chegada das chuvas para a região, o lago já começa a ganhar forma e anima a população com a real possibilidade de incremento na geração de renda e melhoria na qualidade de vida.
O prefeito Amelinho disse que essa é mais uma demonstração de compromisso com uma das áreas mais delicadas, o abastecimento de água em um município do sertão baiano, cuja população está majoritariamente na área rural. “Nossa preocupação é constante, pois a escassez de água é um tormento para nossa gente. Há tempos lutamos pela recuperação dessa barragem, como também de outras fontes em pontos distantes de Macaúbas. A conclusão desse projeto alivia a demanda e nos possibilita planejar novas alternativas no que diz respeito aos recursos hídricos. Tivemos o privilégio de realizar essa parceria através do Deputado Sérgio Brito, recuperando um reservatório de grande porte, que com a ajuda de Deus voltará a servir nosso povo”. Declarou emocionado o gestor.